18/08/2015 Composteiras começam a ser entregues nas escolas públicas municipais de S. André

Santo André, 18 de agosto de 2015 – A Emeief Dom Jorge Marcos de Oliveira, no Condomínio Maracanã, foi a primeira escola da cidade a receber a composteira para resíduos orgânicos, que faz parte do projeto do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em parceria com a ONG Instituto Cresce Brasil e com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Santo André.

DSC_0330A entrega do equipamento foi feita hoje (18/8) pelo prefeito Carlos Grana, em cerimônia que contou com a presença do Secretário de Educação, Gilmar Silvério, do Superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., da representante do ICB (Instituto Cresce Brasil), Adriana Muniz, da Diretora da EMEIEF Dom Jorge Marcos de Oliveira, Michelly Ferreira, do Diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos, da Diretora de Gestão Ambiental do Semasa, em substituição, Débora Stefanelli, da representante do Conselho da Escola, Cristiane de Oliveira Siqueira, e da representante do Conselho Mirim, Giovana Moreira da Silva.
As atividades de formação vinculadas ao projeto ficarão sob a responsabilidade da Gerência de Educação Ambiental do Semasa, em conjunto da Secretaria de Educação do município. A iniciativa tem o objetivo de contribuir com a coleta seletiva na cidade, mostrar aos alunos os problemas que envolvem a geração de resíduos e dar à comunidade escolar alternativas viáveis para o tratamento do material orgânico. Durante a cerimônia, o prefeito Carlos Grana citou outras ações voltadas à educação ambiental na cidade, realizadas em parceria com o Semasa. “Nós estamos engajados com essas mudanças, pensadas para o bem do município e do meio ambiente. Sendo essa a primeira escola escolhida para receber a composteira, temos certeza de que darão o exemplo.”

No total, foram adquiridas 100 composteiras, sendo 10 do tipo ecopedagógicas, feitas de plástico transparente que permitem aos professores mostrarem aos estudantes o passo a passo do processo da compostagem, mesmo em um ambiente interno da escola. As outras 90 são de plástico bem resistente e não transparente e vão receber os resíduos orgânicos gerados na escola, ou seja, restos de alimentos não processados, como cascas de frutas, legumes, verduras, grãos e ovos, entre outros. O material que resultar do processo deve ser usado em hortas ou jardins da própria escola ou pela comunidade.

DSC_0281
A entrega das composteiras está vinculada a um processo de formação que visa propiciar às escolas participantes subsídios para multiplicação das informações aprendidas dentro da comunidade escolar. De uma forma mais abrangente a formação é toda pautada no programa de coleta seletiva de Santo André, da qual a compostagem é parte importante. Nesse sentido, numa parceira entre Semasa, Secretaria de Educação e Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, foi criado o Roteiro Coleta Seletiva, que integra visitas pedagógicas à Escola de Formação Ambiental Billings, ao Aterro e ao Parque Escola. Ao final do processo, as escolas receberão a composteira.

O primeiro roteiro de visitação acontecerá neste semestre. As inscrições para as escolas municipais interessadas estão abertas até o dia 20 de agosto e contemplarão, prioritariamente, as 20 unidades escolares municipais que já fazem parte do Programa Mais Educação do Governo Federal. As vagas remanescentes estão abertas às demais escolas municipais.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

26/05/2023: Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4 Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso...

Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

22/05/2023: Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira...

Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

22/05/2023: Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

Ação conduzida pela Fiscalização Ambiental do Semasa ocorreu nos dias 19, 20 e 21/5 Santo André, 22 de maio de 2023 – Santo André segue empenhada em garantir o sossego da população e combater os problemas relacionados ao barulho excessivo em estabelecimentos comerciais. Neste último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 19, 20 e 21/5), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) atuou 26 bares, tabacarias e adegas por...

Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

18/05/2023: Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

Semasa apresentou na visita técnica o funcionamento do Aterro Sanitário e de Estações de Coleta Santo André, 18 de maio de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André, gerenciada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue sendo exemplo para outros órgãos e entidades. Nesta quinta-feira (18), a autarquia recebeu a visita de uma equipe da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), para conhecer mais sobre os serviços...