14/08/2015 Calor e tempo seco prosseguem no fim de semana

Santo André, 14 de agostos de 2015 – O fim de semana deve ser de calorão e índices de umidade do ar em declínio. O tempo seco deve continuar nesses próximos dias 15 e 16/8, de acordo com os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências da capital.

A massa de ar seco segue forte em toda a Região Metropolitana de São Paulo, inclusive em Santo André, dificultando a formação de chuvas. Segundo o CGE, a capital já está há 20 dias sem nenhuma precipitação. Em Santo André a situação não é diferente. De acordo a Defesa Civil, a última chuva foi registrada em 25/7. O Semasa preparou um infográfico com dicas e informações para entender mais sobre a umidade relativa do ar e os males que o tempo seco podem ocasionar. O material já está disponível na página do Facebook da autarquia (www.facebook.com/SemasaSantoAndre), ou diretamente neste link.

Neste sábado e domingo as temperaturas serão altas durante o dia e as noites e madrugadas serão mais frias. Os baixos índices de umidade relativa do ar também vão continuar, principalmente nas horas mais quentes, podendo chegar aos 30%.

Qualidade do ar – Segundo relatório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de S. Paulo) divulgado na manhã de hoje, a qualidade do ar está ruim em toda a Região Metropolitana. Em Santo André, os índices aferidos pelas estações meteorológicas da companhia estadual mostravam que a qualidade do ar estava entre boa e regular nas estações do Paço Municipal e de Capuava, respectivamente.

Dicas – O tempo seco e a falta de chuvas contribuem para o aumento de poluentes no ar. Por isso, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Defesa Civil alerta para alguns cuidados com o objetivo de evitar os problemas de saúde. Alguns sintomas que podem ser apresentados em razão da baixa umidade são ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramentos, tosses e crises de asma e rinite. Há ainda um aumento no risco de infecções e doenças respiratórias e conjuntivites alérgicas.

  • Evite fazer exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e às 15.
  • Umidifique o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.
  • Hidrate-se.
  • Caso seja necessário expor-se ao sol, utilize o protetor solar.

A Defesa Civil tem mantido os moradores cadastrados no boletim, por SMS, informados sobre os cuidados com a saúde e as tendências climáticas para a região.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...