10/08/2015 Semasa realiza projeto e ações de educação ambiental na Fundação Casa de Santo André

Santo André, 10 de agosto de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da sua Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, iniciou neste ano uma parceria com a Fundação Casa para realizar projetos e ações de educação ambiental na unidade andreense da instituição.

A primeira etapa consistiu na implantação do programa de coleta seletiva na unidade 2 (Casa II). Em agosto, será a vez da Casa I receber a coleta seletiva e, além disso, os alunos do Centro de Atendimento Socioeducativo vão participar do curso de formação socioambiental “Formar para Ressocializar”.

O projeto idealizado pelo Semasa pretende formar 120 jovens internos transformando-os em multiplicadores ambientais quando retornarem ao local de moradia. Segundo a Gerente de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, Eriane Justo Savóia, os adolescentes participam de palestras, oficinas e também de visitas monitoradas.

“Procuramos levar a eles informações sobre as problemáticas ambientais atuais, que afetam todos nós no dia a dia. É uma sensibilização que procura inseri-los no contexto ambiental, de forma que possam passar estes conhecimentos aos seus familiares e também a suas comunidades. Esta aproximação também será trabalhada na exibição do vídeo produzido pelo Semasa que traz relatos de jovens em situação de vulnerabilidade social que encontraram um novo caminho ao integrar o projeto da Usina de Papel do Semasa”, explica a gerente.

“Conversamos sobre uso consciente da água, riscos ambientais, resíduos sólidos e sobre a dengue. Além disso, eles terão a oportunidade de conhecer a Usina de Papel, o Aterro Sanitário e a ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará”, acrescenta Eriane.

Coordenado pelo Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, participam também do projeto os departamentos de Resíduos Sólidos, Manutenção e Operação e Defesa Civil da autarquia.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...