13/07/2015 Sabesp reduz o envio de água para Santo André

Santo André, 13 de julho de 2015 – O Semasa informa que, desde 1º de julho, a Sabesp passou a enviar a Santo André 1.750 litros de água por segundo (1,75m³/s), quantidade insuficiente para abastecer de forma adequada toda população da cidade.

A autarquia municipal tem tentado, por manobras operacionais, manter o abastecimento dos setores em pelo menos um período do dia e, assim, evitar ao máximo a implantação do rodízio durante os meses de inverno.

Mas, com tal volume de água disponível pela Sabesp, o rodízio deve ser inevitável no verão, quando o consumo é sempre maior.

Até junho, Santo André recebia da Sabesp 1.850 litros por segundo (1,85m³/s), volume com o qual o município já era abastecido no limite da sua necessidade.

Em Santo André, ações de combate a perdas realizadas pelo Semasa e a economia feita pela população em casa e no trabalho conseguiram reduzir o consumo de água em 22% em um ano (de março de 2014 a junho de 2015).

Tal redução foi feita paulatinamente e em comum acordo com a Sabesp e o volume economizado neste período corresponde ao consumido por uma cidade do porte de São Caetano.
Mesmo assim, a partir deste mês de julho, a companhia estadual decidiu impor um corte ainda maior a Santo André, da ordem de 26%, o que tem causado diversas dificuldades de abastecimento, penalizando principalmente bairros mais altos e distantes dos centros de reservação.

A situação se agrava porque a vazão da Sabesp para Santo André não tem regularidade, ou seja, há períodos do dia em que o envio fica muito abaixo dos 1.750 litros por segundo, e isso sem aviso prévio da companhia estadual. Em consequência, o Semasa fica sem água para oferecer a toda cidade de forma equilibrada durante as 24 horas do dia, o que dificulta o planejamento antecipado de ações.

Por essas razões, o Semasa pede aos moradores que mantenham o consumo racional e a economia de água mesmo durante os dias mais frios, evitando o desperdício (banhos curtos, lavagem de quintal com baldes, limpeza a seco de carros, etc), checando possíveis vazamentos internos e realizando o reaproveitamento de água quando possível (água de banho e da máquina de lavar roupas, etc).

Com o número-conta, o morador também pode checar no site do Semasa como está o abastecimento na sua região e, assim, planejar melhor o seu consumo de água.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

29/02/2024: Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

Grupo tem como principal atribuição discutir e propor temas para a educação ambiental municipal Santo André, 29 de fevereiro de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu processo para escolha dos integrantes do Comitê Municipal de Educação Ambiental. O objetivo é discutir e potencializar as ações de educação e sensibilização ambiental no município. As inscrições para as entidades interessadas podem ser realizadas até 21 de março. O comitê também contribuirá para a elaboração...

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...