17/06/2015 Decisões para enfrentar crise hídrica devem ser mais debatidas com a população, dizem especialistas

Santo André, 17 de junho de 2015 – O distanciamento da população das medidas que vêm sendo adotadas para enfrentar a falta de água foi uma das questões debatidas hoje, dia 17 de junho, no seminário “Desafios Ambientais Contemporâneos”, promovido pelo Semasa, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

O encontro tem como objetivo debater os hábitos atuais de produção, o consumo e o descarte de produtos e a disponibilidade de recursos naturais, como a água. Iniciada as 9h30, a primeira mesa-redonda do dia teve como tema “Impactos decorrentes da escassez hídrica”.

O superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., abriu a discussão falando sobre como Santo André tem enfrentado o problema, lembrou que houve falta de planejamento dos órgãos gestores estaduais e federais e detalhou algumas medidas que cidade e a autarquia estão adotando.

Para Ney, planejamento e seriedade são as chaves para que a cidade se adapte ao cenário de maneira segura e satisfatória. “Precisamos entender que não se trata mais de uma crise hídrica. Essa não é uma situação passageira, conforme o termo sugere. Ela veio para ficar e nós estamos fazendo o nosso trabalho, para se adaptar”, disse. A abertura do seminário contou também com a participação do prefeito de Santo André, Carlos Grana, e do gerente geral da Caixa Econômica Federal, Adilson Sobral.

Na sequência, a professora Laura Bueno – coordenadora do programa de pós-graduação em Urbanismo da PUC/Campinas – palestrou sobre “Escassez hídrica e mudanças climáticas: adaptação planejada do espaço urbano ou ampliação dos conflitos socioespaciais?”. Também falando sobre a necessidade de união de forças e adaptação, comentou: “Essa deverá ser uma adaptação cultural, administrativa, social e política.”

Leandro Giatti – professor da faculdade de Saúde Pública da USP – foi o segundo convidado e falou sobre “Escassez hídrica: novos paradigmas e dilemas da relação ambiente e saúde”. Leandro frisou em seu discurso que o momento é de transição e união. “As soluções para essa e qualquer outra crise devem ser compartilhadas: precisamos pensar e agir integrados, envolver todos os setores, instâncias, poderes e níveis sociais.”

Após o discurso dos especialistas, um debate foi mediado pelo diretor de Gestão Ambiental do Semasa, Carlos Pedro Bastos, no qual os convidados puderam direcionar perguntas aos integrantes da mesa-redonda.

Entre as conclusões, uma opinião foi consenso: as decisões sobre o enfrentamento da escassez hídrica tomadas pelos gestores públicos devem ser abertas e mais debatidas com a população, que precisa se apropriar das medidas adotadas e conhecer as suas consequências.

Na parte da tarde, acontecerão outras duas mesas-redondas com palestras, seguidas de espaço para perguntas e debate, sobre os seguintes temas: “Desafios na implementação do Sistema de Logística Reversa”, às 13h30, e “Sustentabilidade na gestão dos resíduos da construção e demolição”, às 15h30.
Parte das atividades do Mês do Meio Ambiente, o seminário acontece no anfiteatro do Teatro Municipal. A participação é gratuita.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...