17/06/2015 Decisões para enfrentar crise hídrica devem ser mais debatidas com a população, dizem especialistas

Santo André, 17 de junho de 2015 – O distanciamento da população das medidas que vêm sendo adotadas para enfrentar a falta de água foi uma das questões debatidas hoje, dia 17 de junho, no seminário “Desafios Ambientais Contemporâneos”, promovido pelo Semasa, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

O encontro tem como objetivo debater os hábitos atuais de produção, o consumo e o descarte de produtos e a disponibilidade de recursos naturais, como a água. Iniciada as 9h30, a primeira mesa-redonda do dia teve como tema “Impactos decorrentes da escassez hídrica”.

O superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., abriu a discussão falando sobre como Santo André tem enfrentado o problema, lembrou que houve falta de planejamento dos órgãos gestores estaduais e federais e detalhou algumas medidas que cidade e a autarquia estão adotando.

Para Ney, planejamento e seriedade são as chaves para que a cidade se adapte ao cenário de maneira segura e satisfatória. “Precisamos entender que não se trata mais de uma crise hídrica. Essa não é uma situação passageira, conforme o termo sugere. Ela veio para ficar e nós estamos fazendo o nosso trabalho, para se adaptar”, disse. A abertura do seminário contou também com a participação do prefeito de Santo André, Carlos Grana, e do gerente geral da Caixa Econômica Federal, Adilson Sobral.

Na sequência, a professora Laura Bueno – coordenadora do programa de pós-graduação em Urbanismo da PUC/Campinas – palestrou sobre “Escassez hídrica e mudanças climáticas: adaptação planejada do espaço urbano ou ampliação dos conflitos socioespaciais?”. Também falando sobre a necessidade de união de forças e adaptação, comentou: “Essa deverá ser uma adaptação cultural, administrativa, social e política.”

Leandro Giatti – professor da faculdade de Saúde Pública da USP – foi o segundo convidado e falou sobre “Escassez hídrica: novos paradigmas e dilemas da relação ambiente e saúde”. Leandro frisou em seu discurso que o momento é de transição e união. “As soluções para essa e qualquer outra crise devem ser compartilhadas: precisamos pensar e agir integrados, envolver todos os setores, instâncias, poderes e níveis sociais.”

Após o discurso dos especialistas, um debate foi mediado pelo diretor de Gestão Ambiental do Semasa, Carlos Pedro Bastos, no qual os convidados puderam direcionar perguntas aos integrantes da mesa-redonda.

Entre as conclusões, uma opinião foi consenso: as decisões sobre o enfrentamento da escassez hídrica tomadas pelos gestores públicos devem ser abertas e mais debatidas com a população, que precisa se apropriar das medidas adotadas e conhecer as suas consequências.

Na parte da tarde, acontecerão outras duas mesas-redondas com palestras, seguidas de espaço para perguntas e debate, sobre os seguintes temas: “Desafios na implementação do Sistema de Logística Reversa”, às 13h30, e “Sustentabilidade na gestão dos resíduos da construção e demolição”, às 15h30.
Parte das atividades do Mês do Meio Ambiente, o seminário acontece no anfiteatro do Teatro Municipal. A participação é gratuita.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa entrega quadras poliesportivas de areia e área de convivência no Parque do Pedroso

26/11/2023: Semasa entrega quadras poliesportivas de areia e área de convivência no Parque do Pedroso

Pacote de melhorias inclui postes de iluminação solar, pista de acesso e placas com nova identidade visual da Unidade de Conservação Santo André, 26 de novembro de 2023 – Pé na areia, esporte, lazer, diversão e sustentabilidade. Assim foi a última edição do ano do Domingo no Pedroso, atividade promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) neste domingo (26) e que, desta vez, ainda contou com a entrega das obras de revitalização das quadras poliesportivas...

Parque do Pedroso ganha novas quadras poliesportivas e área de convivência neste domingo

23/11/2023: Parque do Pedroso ganha novas quadras poliesportivas e área de convivência neste domingo

Entrega ocorre durante o Domingo no Pedroso, que conta ainda com atividades ambientais e de lazer para toda a população Santo André, 23 de novembro de 2023 – O Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, recebe a última edição do ano do Domingo no Pedroso, neste próximo dia 26/11. Além das atividades de lazer e de educação ambiental, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também vai realizar a entrega das novas quadras poliesportivas,...

Importância do contato de crianças com a natureza é tema de minicurso do Semasa

15/11/2023: Importância do contato de crianças com a natureza é tema de minicurso do Semasa

Atividade gratuita ocorre em formato híbrido e tem vagas limitadas Santo André, 15 de novembro de 2023 – Reconhecendo os inúmeros benefícios que o contato com a natureza proporciona às pessoas, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental está com inscrições abertas para o minicurso “Bem me quer: Vivenciando a Natureza na Infância”. A formação é híbrida, conta com conteúdos on-line e um encontro presencial e ocorre...

Santo André realiza blitz em veículos a diesel para combater emissão de poluentes

15/11/2023: Santo André realiza blitz em veículos a diesel para combater emissão de poluentes

Ação integra o ProAr e ocorre até o fim da semana em diversos endereços da cidade Santo André, 15 de novembro de 2023 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do ProAr (Programa de Qualidade do Ar), realiza mais uma etapa de atividades nesta semana. Começaram as blitze de fiscalização de fumaça preta em veículos a diesel que integram a frota circulante do município. As ações, conduzidas pela Fiscalização Ambiental, ocorrem ao longo...