11/06/2015 18ª Estação de Coleta da cidade começa a operar em tempo integral

Santo André, 11 de junho de 2015 – A 18ª Estação de Coleta do Semasa de recicláveis inaugurada hoje (11/6) ficará aberta de domingo a domingo, das 8h às 19h, ampliando para nove o número de ecopontos de Santo André que operam diariamente em horário estendido e sem intervalo para o almoço. A nova estação, batizada de Cata Preta, está localizada na Vila João Ramalho, na estrada da Cata Preta, altura 1.048.

“Cada Estação é uma conquista da cidade. Aqui a população pode fazer o descarte correto dos resíduos, impedindo que eles sigam para rios e córregos”, afirmou o prefeito Carlos Grana, durante a inauguração.

O diretor de Resíduos Sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos, explicou que a Estação Cata Preta foi planejada para atender os moradores de uma região que registra vários pontos de descarte irregular de resíduos. “Agora, os moradores poderão realizar a destinação destes resíduos de forma correta e fácil, com horário mais apropriado”, explicou.

“Antes, eu deixava (resíduos volumosos) aqui em uma caçamba na avenida. Hoje, quando soube que tinha aberto, achei muito bom e vim direto jogar fora aqui”, contou Cleidio Martins, primeiro morador da região a usar a Estação Cata Preta. Ele descartou um sofá velho.

Além de entulho e móveis velhos, o espaço está preparado para recepcionar diversos resíduos, como lâmpadas, óleo, pilhas, baterias e demais resíduos recicláveis.

O superintendente adjunto do Semasa, Roger Gregório, lembrou que o Semasa tem uma meta de implantação de 28 Estações de Coleta na cidade e que as próximas duas devem ficar no Jardim Irene e no Jardim Santo André.

As Estações de Coleta do Semasa são equipamentos públicos e de uso gratuito que permitem aos moradores fazer o descarte correto de diversos tipos de materiais. Os munícipes podem depositar até 1m³ de resíduos, o equivalente a 10 sacos de 100 litros. Caso o morador gere mais que isso, ele deve contratar uma empresa de caçamba.

Veja os endereços e os horários de funcionamento de todos os ecopontos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...