03/06/2015 Semasa fiscaliza a preservação da vegetação no entorno da Billings para evitar as secas e o assoreamento 

Santo André, 03 de junho de 2015 – As matas ciliares, vegetação nativa localizada às margens de rios, lagos e represas, possuem esta denominação por serem essenciais para a proteção das águas, como são os cílios para os olhos humanos. Essas florestas têm como principal função regular o fluxo de água e filtrar substâncias que, em excesso, comprometem a qualidade do recurso e podem gerar sedimentos depositados pelo homem – em razão da urbanização e agricultura.

Os órgãos públicos têm grande compromisso na conservação dessas áreas. Em Santo André, além da fiscalização e controle ambiental da região, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) também é responsável pela elaboração e gestão de leis municipais que visam preservar essas matas, educação ambiental para a população ribeirinha, além da reposição florestal obrigatória para cortes de árvores isoladas.

Segundo a definição do Novo Código Florestal, a metragem ideal para as margens dos rios, lagos e nascentes consta na tabela abaixo.

tablea_matasciliares

“Nosso dever é proteger e recuperar as áreas mais sensíveis, especialmente em córregos e nascentes nesse período delicado de crise hídrica. O município de Santo André tem uma legislação específica que regulamenta e monitora ações de plantios em áreas deterioradas ambientalmente”, confirma Sebastião Ney Vaz Junior, superintendente do Semasa. Além da legislação municipal, a Lei de Billings, aprovada pelo governo estadual em 2010, também prevê a proteção da represa que fornece aproximadamente de sete metros cúbicos de água por segundo para abastecer a região do ABC e capital, sendo cerca de 80% da vazão para o ABC (braço Rio Grande) e os 20% restante para o sistema Guarapiranga (via braço Taquacetuba e braço Rio Grande).

Outra finalidade das matas ciliares é evitar processos de desgaste ou erosão do solo, pois funcionam como uma barreira natural nas margens dos rios e suas raízes garantem estabilidade ao solo. O crescimento acelerado das cidades contribui para a redução dessa vegetação fazendo com que haja acúmulo de materiais no fundo da água e provocando assoreamentos, altos níveis de poluição nos rios e outros impactos ambientais irreversíveis.

“As matas ciliares possuem uma importância imensa no ecossistema das bacias hidrográficas, pois, além de contribuírem para a solidez dos terrenos e filtro dos sedimentos, absorvem os raios solares, o que reduz a evaporação das águas. Isso comprova que a vegetação é essencial para um volume de águas mais puras e abundantes”, finaliza Elena Maria Rezende, Coordenadora Programa Mananciais do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

21/09/2023: Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

Semasa apresentou, nesta semana, cinco trabalhos técnicos em evento promovido pela Assemae Santo André, 21 de setembro de 2023 – Programas, projetos, obras e outras ações reconhecidas por fortalecer a gestão integrada de resíduos sólidos de Santo André foram expostos, nesta semana, em um evento que reuniu autarquias de todo o Brasil. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participou do 51º Congresso da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), em Poços de Caldas,...

Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

06/09/2023: Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

Iniciativa é inédita no ABC e visa desenvolver ações baseadas em desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de trabalho e renda Santo André, 6 de setembro de 2023 – A Prefeitura de Santo André instituiu, por meio do decreto nº 18.135, o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis. Trata-se de uma iniciativa inédita na região do ABC para formular políticas públicas a esses profissionais, por meio de três eixos principais: desenvolvimento humano, capacitação profissional e...

Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

04/09/2023: Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

Cerca de 200 pessoas participaram de passeios monitorados pelo Semasa na maior Unidade de Conservação de Santo André Santo André, 4 de setembro de 2023 – Cuidar do nosso planeta é fundamental para garantir um futuro mais sustentável e saudável para as próximas gerações. Com esse foco, e visando sensibilizar a população para a importância do contato com a natureza, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove trilhas monitoradas no Parque do Pedroso, a maior...

Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

25/08/2023: Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

Localizado na Avenida José Fernando de Medina Braga, ecoponto entrou em operação nesta sexta-feira Santo André, 25 de agosto de 2023 – Após acompanhar todo o processo de construção da Estação de Coleta Jardim Cristiane, agora o aposentado Heitor Menarbino, de 73 anos, vai poder utilizar o ecoponto, ajudando, inclusive, a orientar quem ainda não sabe como funciona o equipamento público. Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...