28/05/2015 Exposição ‘Kaleidoskopias’ revela novo olhar para cenas da cidade

Santo André, 28 de maio de 2015 – Criar imagens a partir da multiplicação do assunto fotografado, por meio de um minucioso processo de espelhamento da foto original, é a proposta da série “Kaleidoskopias”, do artista gráfico e ilustrador Marcelo Pacheco, que estará em cartaz de 9 a 30 de junho, no saguão do Teatro Municipal de Santo André. Promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a mostra é mais uma atividade gratuita que o município oferece à população neste Mês do Meio Ambiente.

kaleidoskopias1

Os temas das fotos de “Kaleidoscopias” conferem um novo olhar para cenas simples do cotidiano da cidade. Eles podem retratar desde uma planta que nasce espremida entre os vãos da calçada até uma pequena flor que sobrevive ao lodo acumulado na sarjeta. Em particular, Marcelo prima por demonstrar a convivência da natureza em meio ao avanço do concreto e da poluição. As imagens vão sendo replicadas indefinidamente dando origem a um novo universo.

O olhar apurado para a busca do melhor ângulo da imagem somado à técnica da replicação das frações da cena original resulta em surpreendentes e misteriosas figuras como mandalas e “seres fantásticos”, que surgem da interpretação individual de cada observador. “É uma espécie de artesanato com retalhos de uma face mais gentil da cidade: galhos, folhas, raízes, muros de heras, micro-jardins que brotam das calçadas mal cuidadas, flores nascidas no lodo das sarjetas”, define o artista.

Símbolos – De akaleidoskopias2cordo com o Dicionário de Símbolos (Editora José Olympio, 1989), “a contemplação de uma mandala favorece a meditação em profundidade, pois inspira a serenidade, o sentimento de que a vida encontrou seu sentido e sua ordem”. Numa analogia, na criação de Marcelo Pacheco, as mandalas são instrumentos que descortinam o verde ou o multicolorido das flores e árvores da cidade, transformando em contemplação e calmaria imagens que muitas vezes não são percebidas pela agitação da vida diária da metrópole.

Sobre o autor – Marcelo Pacheco, 58, é formado em Artes Plásticas pela FAAP. Artista gráfico e ilustrador, colaborou com publicações das editoras Abril, Brasiliense, Ática, FTD, Saraiva e Azul, entre outras. Ex-diretor de arte da Made in Brasil e Ponto A, onde criou estampas para a marca Ellus. Colaborador com Guto Lacaz na revista “Via Cinturato”. Produziu ilustrações para projetos da Fiesp, Metrô e Construtora Spenco. Também foi responsável pelos projetos gráfico e editorial dos livros do fotógrafo Araquém Alcântara: “Santos”, “Nossos Parques Nacionais”, “SP 450” e “Amazônia”. Concepção e design gráfico de diversas exposições para a Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro infantil “O menino, o Jabuti e o menino”.

Mês do Meio Ambiente de Santo André – O Semasa e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense (SGRNPPA), prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades são gratuitas e ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade.

No dia 14/6 ocorre a terceira edição da Caminhada Interparques, também com patrocínio da Caixa Econômica Federal. A concentração da Caminhada ocorrerá a partir das 8h na área de eventos do Parque Celso Daniel. Atividade aberta a toda à população, seu trajeto terá início às 9h e vai até o Parque Central.

Já no dia 17/6, das 8h às 17h, no anfiteatro do Teatro Municipal, a autarquia promoverá o seminário “Desafios Ambientais Contemporâneos”. O seminário tem o objetivo de refletir sobre as principais problemáticas ambientais e seus impactos na nossa cidade. O encontro será composto por mesas redondas que discutirão temas como logística reversa de resíduos, impactos da escassez hídrica e sustentabilidade na gestão de resíduos de construção civil e demolição.

A programação completa já está disponível

SERVIÇO
Exposição Kaleidoskopias
Autor: Marcelo Pacheco
Onde: Saguão do Teatro Municipal de Santo André
Quando: 09/06 a 30/06
Entrada franca

logos_cefbr

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...