28/05/2015 Exposição ‘Kaleidoskopias’ revela novo olhar para cenas da cidade

Santo André, 28 de maio de 2015 – Criar imagens a partir da multiplicação do assunto fotografado, por meio de um minucioso processo de espelhamento da foto original, é a proposta da série “Kaleidoskopias”, do artista gráfico e ilustrador Marcelo Pacheco, que estará em cartaz de 9 a 30 de junho, no saguão do Teatro Municipal de Santo André. Promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a mostra é mais uma atividade gratuita que o município oferece à população neste Mês do Meio Ambiente.

kaleidoskopias1

Os temas das fotos de “Kaleidoscopias” conferem um novo olhar para cenas simples do cotidiano da cidade. Eles podem retratar desde uma planta que nasce espremida entre os vãos da calçada até uma pequena flor que sobrevive ao lodo acumulado na sarjeta. Em particular, Marcelo prima por demonstrar a convivência da natureza em meio ao avanço do concreto e da poluição. As imagens vão sendo replicadas indefinidamente dando origem a um novo universo.

O olhar apurado para a busca do melhor ângulo da imagem somado à técnica da replicação das frações da cena original resulta em surpreendentes e misteriosas figuras como mandalas e “seres fantásticos”, que surgem da interpretação individual de cada observador. “É uma espécie de artesanato com retalhos de uma face mais gentil da cidade: galhos, folhas, raízes, muros de heras, micro-jardins que brotam das calçadas mal cuidadas, flores nascidas no lodo das sarjetas”, define o artista.

Símbolos – De akaleidoskopias2cordo com o Dicionário de Símbolos (Editora José Olympio, 1989), “a contemplação de uma mandala favorece a meditação em profundidade, pois inspira a serenidade, o sentimento de que a vida encontrou seu sentido e sua ordem”. Numa analogia, na criação de Marcelo Pacheco, as mandalas são instrumentos que descortinam o verde ou o multicolorido das flores e árvores da cidade, transformando em contemplação e calmaria imagens que muitas vezes não são percebidas pela agitação da vida diária da metrópole.

Sobre o autor – Marcelo Pacheco, 58, é formado em Artes Plásticas pela FAAP. Artista gráfico e ilustrador, colaborou com publicações das editoras Abril, Brasiliense, Ática, FTD, Saraiva e Azul, entre outras. Ex-diretor de arte da Made in Brasil e Ponto A, onde criou estampas para a marca Ellus. Colaborador com Guto Lacaz na revista “Via Cinturato”. Produziu ilustrações para projetos da Fiesp, Metrô e Construtora Spenco. Também foi responsável pelos projetos gráfico e editorial dos livros do fotógrafo Araquém Alcântara: “Santos”, “Nossos Parques Nacionais”, “SP 450” e “Amazônia”. Concepção e design gráfico de diversas exposições para a Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro infantil “O menino, o Jabuti e o menino”.

Mês do Meio Ambiente de Santo André – O Semasa e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense (SGRNPPA), prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades são gratuitas e ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade.

No dia 14/6 ocorre a terceira edição da Caminhada Interparques, também com patrocínio da Caixa Econômica Federal. A concentração da Caminhada ocorrerá a partir das 8h na área de eventos do Parque Celso Daniel. Atividade aberta a toda à população, seu trajeto terá início às 9h e vai até o Parque Central.

Já no dia 17/6, das 8h às 17h, no anfiteatro do Teatro Municipal, a autarquia promoverá o seminário “Desafios Ambientais Contemporâneos”. O seminário tem o objetivo de refletir sobre as principais problemáticas ambientais e seus impactos na nossa cidade. O encontro será composto por mesas redondas que discutirão temas como logística reversa de resíduos, impactos da escassez hídrica e sustentabilidade na gestão de resíduos de construção civil e demolição.

A programação completa já está disponível

SERVIÇO
Exposição Kaleidoskopias
Autor: Marcelo Pacheco
Onde: Saguão do Teatro Municipal de Santo André
Quando: 09/06 a 30/06
Entrada franca

logos_cefbr

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...