21/05/2015 Mês do Meio Ambiente de Santo André tem exposição, seminário, oficinas ambientais, visitas monitoradas, filmes e caminhada

Santo André, 21 de maio de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense (SGRNPPA), prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades são gratuitas e ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade. Parte da programação acontece por meio de patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A programação já começa no dia 2/6 com a oficina “Horta em PET”, que será realizada em dois horários, pela manhã e à tarde, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Luzita. Outras atividades como visitas à Usina de Papel, Aterro Sanitário, Estação de Coleta, e uma oficina de confecção de instrumentos musicais usando resíduos recicláveis, também estão previstas.

Ao longo do mês, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa promoverá atividades e oficinas ligadas às práticas ambientais. As ações têm por objetivo sensibilizar os participantes para a importância do reaproveitamento de materiais, da alimentação sustentável e dos cuidados com o meio ambiente. O Caminhão de Educação Ambiental também estará no Centro da cidade e nos principais parques, ao longo de junho.

Nos dias 24 e 25/06, o Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Semasa exibirá o documentário ‘À Margem do Lixo’, que mostra a rotina de catadores de materiais recicláveis na capital paulista.
Além disso, a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba realizará oficinas de culinária sustentável, trekking ambiental mirim e a expedição manancial na Escola de Formação Ambiental Billings. O Clube Lyra Serrano, em Paranapiacaba, também receberá oficinas musicais.

Exposição – Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o Semasa promoverá a exposição ‘Kaleidoskopias’, a partir do dia 09/06. Criada por Marcelo Pacheco, artista gráfico e ilustrador, a mostra  ficará exposta no saguão do Teatro Municipal. A exposição é composta por mandalas criadas a partir de uma fração de fotografias do meio ambiente urbano, que multiplicadas formam imagens semelhantes ao de um caleidoscópio. Em cartaz até dia 30, a entrada também é franca.

Caminhada Interparques – Também com patrocínio da Caixa Econômica Federal e em parceria com a Prefeitura de Santo André, acontecerá a terceira edição da Caminhada Interparques, no domingo, dia 14/06. A concentração da Caminhada ocorrerá a partir das 8h na área de eventos do Parque Celso Daniel. Atividade aberta a toda à população, seu trajeto terá início às 9h e vai até o Parque Central.

Seminários e palestra – A SGRNPPA promoverá, em 03/06, o seminário sobre ‘Unidades de Conservação’, que comemora também o aniversário de 12 do Parque Natural Nascente de Paranapiacaba. O evento ocorre no Clube Lyra Serrano. No dia 11/6, O Semasa oferecerá aos interessados em geral uma palestra a respeito do funcionamento da gestão de resíduos sólidos do município.

No dia 17/6, das 8h às 17h, no anfiteatro do Teatro Municipal, a autarquia promoverá o seminário ‘Desafios Ambientais Contemporâneos’. O seminário tem o objetivo de refletir sobre as principais problemáticas ambientais e seus impactos na nossa cidade. O encontro será composto por mesas redondas que discutirão temas como logística reversa de resíduos, impactos da escassez hídrica e sustentabilidade na gestão de resíduos de construção civil e demolição.

Confira abaixo a programação completa.

confira_a_programacao

 

logos_cefbr

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...