05/05/2015 LUOPS foi tema de reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico

Santo André, 05 de maio de 2015 – O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou na manhã desta terça-feira (5) sua 16ª reunião ordinária. O encontro contou com a apresentação da proposta do governo para a revisão da Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo (LUOPS) para os representantes do conselho. A reunião aconteceu às 9 horas, no Sindicato das Empresas de Carga do ABC (Setrans), com participação de representantes de sindicatos, entidades de classe, indústrias, escolas, universidades e representantes da Administração.

O principal ponto da pauta foi a apresentação da proposta de revisão da Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo (LUOPS), a cargo do geógrafo Reinaldo Alfredo Caetano Bascchera, diretor de Desenvolvimento e Projetos Urbanos da Prefeitura de Santo André. A nova proposta, que contempla as sugestões apresentadas pelo CMDE para estabelecimento de um zoneamento com áreas destinadas exclusivamente ao desenvolvimento de atividades econômicas, foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros.

Os membros do CMDE receberam ainda os informes sobre atividades recentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Dentre as atividades, foi relatada a reunião realizada em abril, com o vice governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Marcio França. Na ocasião, o secretário comprometeu-se a acelerar o processo de cadastramento definitivo do Parque Tecnológico de Santo André no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. Ainda em abril, foi estabelecido o Convênio com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC para gestão da INNOVA – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André. A Incubadora deve receber até o final de maio mais 5 projetos.

A Gestora Executiva da CIESP, Irina Freire, anunciou o projeto Rodada de Negócios – CIESP Santo André 2015. O evento tem como objetivo a aproximação de grandes e médias empresas, com as pequenas e microempresas da região, de diversos segmentos e portes, visando criar novas oportunidades de negócios.

Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove o desenvolvimento sustentado de Santo André, uma vez que a geração de riquezas desponta como condição essencial para a realização de investimentos na melhoria da infraestrutura da cidade e dos serviços prestados aos munícipes.

Para atingir este objetivo, a Secretaria promove série de ações voltadas ao fortalecimento das empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, entre as quais, destacam-se o Banco do Povo Paulista, ações voltadas ao fomento ao comércio e ao desenvolvimento industrial e de serviços, bem como à incubação de empresas de base tecnológica, entre outras. Estas iniciativas contemplam estabelecimentos comerciais, prestadoras de serviços e indústrias, com foco tanto no mercado interno como no comércio internacional.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: mlimbrizi@santoandre.sp.gov.br

Fonte: Site da Prefeitura de Santo André – www.santoandre.sp.gov.br 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...