05/05/2015 LUOPS foi tema de reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico

Santo André, 05 de maio de 2015 – O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou na manhã desta terça-feira (5) sua 16ª reunião ordinária. O encontro contou com a apresentação da proposta do governo para a revisão da Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo (LUOPS) para os representantes do conselho. A reunião aconteceu às 9 horas, no Sindicato das Empresas de Carga do ABC (Setrans), com participação de representantes de sindicatos, entidades de classe, indústrias, escolas, universidades e representantes da Administração.

O principal ponto da pauta foi a apresentação da proposta de revisão da Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo (LUOPS), a cargo do geógrafo Reinaldo Alfredo Caetano Bascchera, diretor de Desenvolvimento e Projetos Urbanos da Prefeitura de Santo André. A nova proposta, que contempla as sugestões apresentadas pelo CMDE para estabelecimento de um zoneamento com áreas destinadas exclusivamente ao desenvolvimento de atividades econômicas, foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros.

Os membros do CMDE receberam ainda os informes sobre atividades recentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Dentre as atividades, foi relatada a reunião realizada em abril, com o vice governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Marcio França. Na ocasião, o secretário comprometeu-se a acelerar o processo de cadastramento definitivo do Parque Tecnológico de Santo André no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. Ainda em abril, foi estabelecido o Convênio com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC para gestão da INNOVA – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André. A Incubadora deve receber até o final de maio mais 5 projetos.

A Gestora Executiva da CIESP, Irina Freire, anunciou o projeto Rodada de Negócios – CIESP Santo André 2015. O evento tem como objetivo a aproximação de grandes e médias empresas, com as pequenas e microempresas da região, de diversos segmentos e portes, visando criar novas oportunidades de negócios.

Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove o desenvolvimento sustentado de Santo André, uma vez que a geração de riquezas desponta como condição essencial para a realização de investimentos na melhoria da infraestrutura da cidade e dos serviços prestados aos munícipes.

Para atingir este objetivo, a Secretaria promove série de ações voltadas ao fortalecimento das empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, entre as quais, destacam-se o Banco do Povo Paulista, ações voltadas ao fomento ao comércio e ao desenvolvimento industrial e de serviços, bem como à incubação de empresas de base tecnológica, entre outras. Estas iniciativas contemplam estabelecimentos comerciais, prestadoras de serviços e indústrias, com foco tanto no mercado interno como no comércio internacional.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: mlimbrizi@santoandre.sp.gov.br

Fonte: Site da Prefeitura de Santo André – www.santoandre.sp.gov.br 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

26/05/2023: Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4 Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso...

Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

22/05/2023: Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira...

Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

22/05/2023: Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

Ação conduzida pela Fiscalização Ambiental do Semasa ocorreu nos dias 19, 20 e 21/5 Santo André, 22 de maio de 2023 – Santo André segue empenhada em garantir o sossego da população e combater os problemas relacionados ao barulho excessivo em estabelecimentos comerciais. Neste último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 19, 20 e 21/5), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) atuou 26 bares, tabacarias e adegas por...

Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

18/05/2023: Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

Semasa apresentou na visita técnica o funcionamento do Aterro Sanitário e de Estações de Coleta Santo André, 18 de maio de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André, gerenciada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue sendo exemplo para outros órgãos e entidades. Nesta quinta-feira (18), a autarquia recebeu a visita de uma equipe da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), para conhecer mais sobre os serviços...