14/04/2015 Cidade busca ampliar também a qualidade dos resíduos recolhidos

Santo André, 14 de abril de 2015 – A nova campanha para incentivar a coleta seletiva em Santo André ajudará a cidade a expandir seus índices de recolhimento e reciclagem de resíduos secos. Atualmente em 8%, a cidade estima atingir novamente os 20%. Mas o crescimento percentual não é o único objetivo. Aumentar a qualidade do material recolhido também é considerado vital neste processo, por exercer influencia direta no índice de aproveitamento e reciclagem dos resíduos secos quando chegam às cooperativas.

Pensando em informar a população quanto a isso, a campanha traz dicas de separação e fala sobre os materiais que podem ou não ser considerados secos e recicláveis.

Muitas vezes, surgem dúvidas na hora da separação: que tipo de plástico incluir, se existe necessidade de higienização dos materiais, como armazená-los até a data de recolhimento, entre outras.

O Semasa recomenda que, na dúvida, embalagens e plásticos em geral sejam separados junto aos resíduos secos e encaminhados para a reciclagem. Quanto à higienização, não é necessária, mas é preciso bom senso ao descartar resíduos que, embora secos, já estejam comprometidos pelos úmidos e orgânicos.

Os resíduos secos que podem e devem ser separados para a coleta seletiva, podem ser classificados em quatro categorias gerais: plástico em geral, papéis, metais e vidro.

O descarte de materiais que não se encaixem em nenhuma dessas categorias, como entulho, madeira, pneus e eletroeletrônicos, deve ser feito de maneira diferenciada, diretamente nas estações de coleta do Semasa espalhadas pela cidade.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...