14/04/2015 Cidade busca ampliar também a qualidade dos resíduos recolhidos

Santo André, 14 de abril de 2015 – A nova campanha para incentivar a coleta seletiva em Santo André ajudará a cidade a expandir seus índices de recolhimento e reciclagem de resíduos secos. Atualmente em 8%, a cidade estima atingir novamente os 20%. Mas o crescimento percentual não é o único objetivo. Aumentar a qualidade do material recolhido também é considerado vital neste processo, por exercer influencia direta no índice de aproveitamento e reciclagem dos resíduos secos quando chegam às cooperativas.

Pensando em informar a população quanto a isso, a campanha traz dicas de separação e fala sobre os materiais que podem ou não ser considerados secos e recicláveis.

Muitas vezes, surgem dúvidas na hora da separação: que tipo de plástico incluir, se existe necessidade de higienização dos materiais, como armazená-los até a data de recolhimento, entre outras.

O Semasa recomenda que, na dúvida, embalagens e plásticos em geral sejam separados junto aos resíduos secos e encaminhados para a reciclagem. Quanto à higienização, não é necessária, mas é preciso bom senso ao descartar resíduos que, embora secos, já estejam comprometidos pelos úmidos e orgânicos.

Os resíduos secos que podem e devem ser separados para a coleta seletiva, podem ser classificados em quatro categorias gerais: plástico em geral, papéis, metais e vidro.

O descarte de materiais que não se encaixem em nenhuma dessas categorias, como entulho, madeira, pneus e eletroeletrônicos, deve ser feito de maneira diferenciada, diretamente nas estações de coleta do Semasa espalhadas pela cidade.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

26/05/2023: Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4 Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso...

Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

22/05/2023: Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira...

Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

22/05/2023: Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

Ação conduzida pela Fiscalização Ambiental do Semasa ocorreu nos dias 19, 20 e 21/5 Santo André, 22 de maio de 2023 – Santo André segue empenhada em garantir o sossego da população e combater os problemas relacionados ao barulho excessivo em estabelecimentos comerciais. Neste último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 19, 20 e 21/5), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) atuou 26 bares, tabacarias e adegas por...

Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

18/05/2023: Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

Semasa apresentou na visita técnica o funcionamento do Aterro Sanitário e de Estações de Coleta Santo André, 18 de maio de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André, gerenciada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue sendo exemplo para outros órgãos e entidades. Nesta quinta-feira (18), a autarquia recebeu a visita de uma equipe da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), para conhecer mais sobre os serviços...