14/04/2015 Campanha terá população como principal aliada

Santo André, 14 de abril de 2015 – A nova campanha de Coleta Seletiva promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Prefeitura da cidade, terá como um de seus principais objetivos a sensibilização e o engajamento de moradores de condomínios e alunos de escolas municipais no que diz respeito à reciclagem. Com o mote “Nunca uma separação teve um final tão feliz”, a operação contará com equipes especializadas que irão de casa em casa para levar informações e distribuir materiais explicativos sobre reciclagem, limpeza e armazenamento adequado dos recicláveis. Além disso, serão distribuídos cerca de 170 mil ímãs de geladeira – atendendo a atual média de residências da cidade – com espaço para que o morador anote os dias de coleta dos resíduos secos e úmidos.

Um dos principais focos da campanha, os condomínios poderão participar da ação. A partir do segundo semestre, o Semasa irá conversar com as áreas administrativas dos condomínios da cidade visando ampliar as atividades de coleta seletiva. Além da conscientização, cartazes e flyers serão oferecidos, bem como a possibilidade de ampliar a conversa, seja por meio de participações em reuniões internas, através do representante ou fornecendo equipamentos que poderão ajudar, como as Postos de Entregas Voluntárias (PEVs).

Para as escolas municipais, também serão disponibilizadas novos PEVs para os espaços de convivência e toda a informação visual da campanha (cartazes e flyers). Além disso, o Semasa ficará à disposição dos coordenadores pedagógicos sobre a gestão interna de resíduos das escolas. Visando promover não somente a coleta seletiva, mas também o reaproveitamento dos resíduos recolhidos, serão oferecidas, ainda, oficinas educativas na Usina de Papel, por exemplo.
“A população de condomínios tem crescido bastante na cidade e, portanto, terá muito a contribuir. No caso das escolas, além de incentivar a educação ambiental dos alunos em formação, multiplicaremos a informação por meio de folhetos que eles receberão e levarão para seus lares”, explicou Sebastião Ney Vaz Junior, superintendente do Semasa.

Lançada oficialmente hoje (14/04), a campanha tem como objetivo mobilizar e conscientizar não somente estes públicos, mas toda a população andreense, buscando retomar o pioneirismo do município na questão da coleta seletiva. Estima-se que, até 2016, a reciclagem seja ampliada de 8% para 20% das 650 toneladas de lixo diário produzido na cidade. Melhorar a qualidade do material encaminhado às cooperativas de reciclagem, incentivando a separação e armazenamento consciente, também é uma das metas.

Presente na coletiva de lançamento da Campanha, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, comentou sobre o atual momento da gestão de resíduos da cidade. “Essa é a terceira fase de um excelente projeto desenvolvido por nosso município que tornará a coleta e reciclagem de resíduos secos muito mais efetiva”, elogia. “O primeiro passo foi à ampliação do aterro municipal, concluída em 2014. Após essa etapa, inauguramos a nova Central de Triagem Unidade São Jorge, tornando a vida e o rendimento das cooperativas parceiras muito melhor. Agora, com o lançamento da campanha, teremos o impulso final para crescermos ainda mais.”

Informações úteis sobre a Coleta Seletiva de Santo André

Materiais como vidro, papel, plástico e metal devem ser separados do lixo orgânico que abrange restos de comida, papéis sanitários, guardanapos, entre outros. Lâmpadas fluorescentes, pilhas , restos de móveis e madeiras também devem ser levados para uma das 17 estações de coleta (ou ecopontos) da cidade. Além das 17 estações de coleta localizadas em locais estratégicos da cidade, o Semasa também disponibiliza PEVs para recicláveis. Ao todo são 84 endereços pela cidade equipados com os PEVs.

A coleta domiciliar de resíduos secos é realizada pelo Semasa em horários específicos de acordo com a região e atende 100% do município. Todo o material reciclável é encaminhado para as cooperativas de reciclagem, Coopcicla e Coop Cidade Limpa, que hoje estão instaladas na Central de Triagem de Resíduos Recicláveis, no bairro Cidade São Jorge. Diariamente, são 33 toneladas de resíduos secos recolhidos na cidade (dos 650 totais), que são devidamente pesados e distribuídos nos galpões das cooperativas.

A coleta seletiva em Santo André existe desde 1996 e desde 2000 está em toda cidade. Como comparativo, a capital do Paraná, Curitiba, possui programas de reciclagem desde 1989 e conta com 22% de reaproveitamento do lixo reciclável. Já no município de São Paulo, somente um terço das residências conta com os serviços de coleta seletiva porta a porta. Das 12,5 toneladas de lixo diário produzido pela capital paulista, apenas 4% é reaproveitado, porém, até 2016, a meta da capital é atingir 10%.

 

Desempenho dos bairros andreenses na Coleta Seletiva

Melhores (de acordo com porcentagem de orgânicos presentes no lixo)

· Vila Pires/ Vila Helena/ Vila Marina: 67,01

· Bela Vista/ Vila Alice/ Vila Bastos: 63,38

· Camilópolis: 62,68

· Parque Oratório: 60,98

· Paraíso/ Vila Alzira: 60,68

· Vila Scarpelli/ Vila Floresta: 59,91

· Parque Novo Oratório/ Jardim S. Alberto: 59,01

· Jardim Alvorada/ Jardim do Estádio: 58,77

· Jaçatuba/ Vila Curuça: 57,41

· Bom Pastor/ Scarpelli: 56,44

 

Piores (de acordo com porcentagem de não orgânicos presentes no lixo)

· Bairro Jardim: 74,05

· Cidade São Jorge/ Parque Marajoara: 67,74

· Sacadura Cabral/ Aquilino/ Príncipe de Gales: 63,03

· Jardim Santo André/ Vila Suiça: 62,69

· Jardim Joaquim Eug. de Lima/ Paranapiacapa: 61,86

· Centreville/ Gerassi/ Marek/ Marajoara: 61,23

· Bairro Santa Maria: 61,17

· Parque João Ramalho: 56,91

· Vila Francisco Matarazzo/ Parque das Nações: 55,68

· Vila Metalúrgica: 54,34
Cronograma da Campanha de Coleta Seletiva

28/04 – Lançamento da Campanha de Coleta Seletiva na Pedalada Noturna de Santo André
03/05 – Lançamento da Campanha de Coleta Seletiva na ciclofaixa de lazer da cidade, promovida aos domingos
07/05 – Início da distribuição porta a porta de imãs, com carro de som, pela Vila Pires.

Leia mais aqui sobre a coleta seletiva de Santo André

 

Confira fotos nos links abaixo

Central de Triagem – Inauguração

Fotos gerais de limpeza pública em Santo André

Coletiva de imprensa sobre lançamento da Campanha

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...