09/04/2015 Cartilha orienta população sobre importância das árvores na cidade

Santo André, 09 de abril de 2015 – Os agentes ambientais do Semasa, da Defesa Civil e do Departamento de Parque e Áreas Verdes (DPAV) da Prefeitura de Santo André têm à disposição um novo instrumento para orientarem a população sobre a importância das árvores na cidade.

A cartilha “Árvore. Essencial ao equilíbrio da vida” foi desenvolvida para mostrar de maneira didática os benefícios que as árvores proporcionam à cidade e para tirar dúvidas dos moradores sobre queda, plantio, poda, remoção e fiscalização.

O material quer demonstrar que nem todas as árvores que caem estão doentes. O objetivo é fazer com que as pessoas se lembrem de que, além de pedir a supressão, têm de plantar novas árvores.

A publicação surgiu a partir do aumento de solicitações da população para a vistoria em árvores, observado durante o último verão, consequência dos fortes ventos que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo.

Apenas a Defesa Civil recebeu entre o início do Programa Operação Chuvas de Verão (1º de dezembro) e o final da estação (31 de março), 375 ligações informando problemas com quedas de galhos ou árvores, ou pedindo análise de risco de queda. O número foi 42% maior do que o do verão 2013/2014, quando foram registradas 264 solicitações do tipo.

A cartilha tem, por exemplo, informações sobre como funciona o plantio e como adotar uma árvore; quando o DPAV deve ser acionado e quando é a Defesa Civil que atua; dá dicas de prevenção para evitar acidentes, além de explicar como é realizada a fiscalização ambiental quando uma árvore é removida.

A publicação será entregue prioritariamente pelos agentes públicos a moradores que solicitarem vistorias para análise de risco. Mas o material também está disponível no site do Semasa e pode ser baixado e impresso por qualquer pessoa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...

Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

02/02/2024: Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

Município do interior de São Paulo já é o segundo deste ano a se interessar pela iniciativa andreense Santo André, 1º de fevereiro de 2024 – O programa Moeda Verde segue conquistando os olhares e as atenções dos gestores públicos do Estado. Nesta quinta-feira (1º), representantes da cidade de João Ramalho estiveram em Santo André para conhecer de perto a iniciativa andreense que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrútis, contribuindo para a limpeza do município, o bem-estar e qualidade...