09/04/2015 Cartilha orienta população sobre importância das árvores na cidade

Santo André, 09 de abril de 2015 – Os agentes ambientais do Semasa, da Defesa Civil e do Departamento de Parque e Áreas Verdes (DPAV) da Prefeitura de Santo André têm à disposição um novo instrumento para orientarem a população sobre a importância das árvores na cidade.

A cartilha “Árvore. Essencial ao equilíbrio da vida” foi desenvolvida para mostrar de maneira didática os benefícios que as árvores proporcionam à cidade e para tirar dúvidas dos moradores sobre queda, plantio, poda, remoção e fiscalização.

O material quer demonstrar que nem todas as árvores que caem estão doentes. O objetivo é fazer com que as pessoas se lembrem de que, além de pedir a supressão, têm de plantar novas árvores.

A publicação surgiu a partir do aumento de solicitações da população para a vistoria em árvores, observado durante o último verão, consequência dos fortes ventos que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo.

Apenas a Defesa Civil recebeu entre o início do Programa Operação Chuvas de Verão (1º de dezembro) e o final da estação (31 de março), 375 ligações informando problemas com quedas de galhos ou árvores, ou pedindo análise de risco de queda. O número foi 42% maior do que o do verão 2013/2014, quando foram registradas 264 solicitações do tipo.

A cartilha tem, por exemplo, informações sobre como funciona o plantio e como adotar uma árvore; quando o DPAV deve ser acionado e quando é a Defesa Civil que atua; dá dicas de prevenção para evitar acidentes, além de explicar como é realizada a fiscalização ambiental quando uma árvore é removida.

A publicação será entregue prioritariamente pelos agentes públicos a moradores que solicitarem vistorias para análise de risco. Mas o material também está disponível no site do Semasa e pode ser baixado e impresso por qualquer pessoa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

24/03/2023: Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro Estabelecimentos foram autuados repetidas vezes pela Fiscalização Ambiental do Semasa por excesso de ruído Santo André – 24 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou operação na manhã desta sexta-feira (24) para apreender equipamentos e caixas de som de quatro bares da região do Centro de Santo André. A ação contou com apoio da Guarda Civil...

Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

23/03/2023: Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

Aterro Sanitário administrado pelo Semasa também é um dos melhores equipamentos públicos da Região Metropolitana Santo André, 18 de março de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André é a melhor do Estado de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Com nota 9,38, a avaliação estadual classifica os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento...

Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

21/03/2023: Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

Ações do Semasa ocorreram em parceria com a GCM e a PM Santo André, 21 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou nova operação neste último final de semana (dias 17 e 18/3) para combater os problemas de poluição sonora na cidade e autuou 28 estabelecimentos por ruído excessivo. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, efetuando vistorias em 15 bairros:...

Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

17/03/2023: Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

Semasa chegou a gastar mais de R$ 100 mil por ano com serviços de limpeza na Avenida Cândido Camargo Santo André, 17 de março de 2023 – Passados seis meses desde a abertura da Estação de Coleta Ana Maria, no Jardim Ana Maria, em Santo André, o ecoponto sanou um problema antigo: o ponto de descarte irregular de resíduos que existia há mais de 15 anos na Avenida Cândido Camargo, no próprio terreno onde foi construído o equipamento. Morador...