06/04/2015 Semasa inicia substituição de peças hidráulicas das creches do Programa Reágua

Santo André, 06 de abril de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou a instalação e substituição das peças hidráulicas nas creches municipais que integram o Programa Reágua (Programa Estadual de Recuperação de Águas).

As instalações e trocas já foram realizadas nas creches Esther Moura Barretos, Bete Lobo, Máximo Mansur, Marina Ulberich, Irmã Rosina, República Italiana, Gonzaguinha e Laura Dias Camargo. Nestes locais, foram instaladas torneiras de pia e parede temporizadas no lugar das antigas, que eram modelos simples. Os serviços têm sido realizados por equipe própria da autarquia por meio do Departamento de Manutenção e Operação. Até o momento, já foram instaladas 63 torneiras de parede e 57 torneiras de pia. Em algumas unidades a equipe do DMO também realizou a troca dos flexíveis e a colocação de redutores de vazão.

Além da substituição dos equipamentos, todas as peças hidráulicas das unidades de ensino serão ajustadas. O Semasa também realizará a pesquisa de vazamentos subterrâneos (por meio do aparelho de geofone), vistoria em todo o conjunto hidráulico das creches e escolas, coleta e análise da água e reparos necessários. As ações de educação ambiental também vão continuar com o objetivo de combater o desperdício e mau uso da água. A diretora da Creche Máximo Mansur, Márcia Regina da Silva, enxerga todo o programa com bons olhos. “Tivemos duas professoras que já participaram dos cursos de educação ambiental. Agora, com as novas torneiras, vamos focar em ensinar os pequenos a como utilizar a água de forma mais consciente”, explica.

Instalações seguirão etapas – Nesta primeira etapa de implantação, foram selecionados 11 creches e 15 Emeifs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental). Para esta primeira etapa já foram adquiridos, através de licitação, os equipamentos para instalação.

A ideia do Semasa é dar continuidade no processo em mais duas etapas, contemplando as demais escolas.

Sobre o Reágua – O Programa Reágua prevê melhorias em 73 escolas do município – 29 creches e 44 Emeifs. Em 2013, o Semasa analisou todos os equipamentos hidráulicos das escolas e verificou o consumo médio e vazamentos. O Reágua utiliza como parâmetro um consumo de 14 litros por dia/aluno. Em algumas escolas, porém, o gasto variava entre 40 e 50 litros/dia/aluno.

Além das medidas técnicas, também são realizadas ações educativas, com orientação de alunos, professores e comunidade por meio da educação ambiental do Semasa. Os recursos para o programa são da ordem de R$ 1,5 milhão, provenientes do Banco Mundial.

As ações de educação ambiental para o uso racional da água, já foram concluídas nas 44 Emeifs da cidade. Em março deste ano, a equipe da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental (Gema) iniciou o trabalho nas creches, com orientação dos professores e funcionários. Nas Emeifs, as ações educativas atingiram o corpo docente e também os alunos.

No ano passado, a Gema também concluiu o curso de formação para professores da rede municipal, que contou com cerca de 100 interessados. Até o fim do primeiro semestre de 2015, a Educação Ambiental do Semasa concluirá o trabalho de conscientização nas creches e percorrerá novamente as Emeifs fazendo a distribuição de cartilhas educativas além de fixar as placas e adesivos que foram produzidos especialmente para o programa e que trazem mensagens sobre economia e uso consciente da água.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...