06/04/2015 Semasa inicia substituição de peças hidráulicas das creches do Programa Reágua

Santo André, 06 de abril de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou a instalação e substituição das peças hidráulicas nas creches municipais que integram o Programa Reágua (Programa Estadual de Recuperação de Águas).

As instalações e trocas já foram realizadas nas creches Esther Moura Barretos, Bete Lobo, Máximo Mansur, Marina Ulberich, Irmã Rosina, República Italiana, Gonzaguinha e Laura Dias Camargo. Nestes locais, foram instaladas torneiras de pia e parede temporizadas no lugar das antigas, que eram modelos simples. Os serviços têm sido realizados por equipe própria da autarquia por meio do Departamento de Manutenção e Operação. Até o momento, já foram instaladas 63 torneiras de parede e 57 torneiras de pia. Em algumas unidades a equipe do DMO também realizou a troca dos flexíveis e a colocação de redutores de vazão.

Além da substituição dos equipamentos, todas as peças hidráulicas das unidades de ensino serão ajustadas. O Semasa também realizará a pesquisa de vazamentos subterrâneos (por meio do aparelho de geofone), vistoria em todo o conjunto hidráulico das creches e escolas, coleta e análise da água e reparos necessários. As ações de educação ambiental também vão continuar com o objetivo de combater o desperdício e mau uso da água. A diretora da Creche Máximo Mansur, Márcia Regina da Silva, enxerga todo o programa com bons olhos. “Tivemos duas professoras que já participaram dos cursos de educação ambiental. Agora, com as novas torneiras, vamos focar em ensinar os pequenos a como utilizar a água de forma mais consciente”, explica.

Instalações seguirão etapas – Nesta primeira etapa de implantação, foram selecionados 11 creches e 15 Emeifs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental). Para esta primeira etapa já foram adquiridos, através de licitação, os equipamentos para instalação.

A ideia do Semasa é dar continuidade no processo em mais duas etapas, contemplando as demais escolas.

Sobre o Reágua – O Programa Reágua prevê melhorias em 73 escolas do município – 29 creches e 44 Emeifs. Em 2013, o Semasa analisou todos os equipamentos hidráulicos das escolas e verificou o consumo médio e vazamentos. O Reágua utiliza como parâmetro um consumo de 14 litros por dia/aluno. Em algumas escolas, porém, o gasto variava entre 40 e 50 litros/dia/aluno.

Além das medidas técnicas, também são realizadas ações educativas, com orientação de alunos, professores e comunidade por meio da educação ambiental do Semasa. Os recursos para o programa são da ordem de R$ 1,5 milhão, provenientes do Banco Mundial.

As ações de educação ambiental para o uso racional da água, já foram concluídas nas 44 Emeifs da cidade. Em março deste ano, a equipe da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental (Gema) iniciou o trabalho nas creches, com orientação dos professores e funcionários. Nas Emeifs, as ações educativas atingiram o corpo docente e também os alunos.

No ano passado, a Gema também concluiu o curso de formação para professores da rede municipal, que contou com cerca de 100 interessados. Até o fim do primeiro semestre de 2015, a Educação Ambiental do Semasa concluirá o trabalho de conscientização nas creches e percorrerá novamente as Emeifs fazendo a distribuição de cartilhas educativas além de fixar as placas e adesivos que foram produzidos especialmente para o programa e que trazem mensagens sobre economia e uso consciente da água.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...