26/03/2015 Semasa realiza Conferência Municipal sobre a Política de Educação Ambiental neste sábado (28)

Santo André, 26 de março de 2015 – Com o objetivo de debater de modo aprofundado a proposta da lei da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) e construir a política de forma participativa, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura de Santo André realizam no próximo sábado a Conferência Municipal sobre a PMEA. O encontro acontecerá a partir das 8h no anfiteatro David Uip, localizado na Faculdade de Medicina do ABC.

A Conferência tem o intuito de reunir membros do governo e a sociedade civil para discutir as prioridades da nova lei. Durante a conferência, serão organizados grupos temáticos que apresentarão seus resultados a uma grande plenária para serem apreciados e, posteriormente, encaminhados para deliberação. Os grupos temáticos serão assim subdivididos:

– Princípios e Objetivos da Educação Ambiental

– Diretrizes e Competências e Programa Municipal de Educação Ambiental

– Educação Ambiental no Ensino Formal

– Educação Ambiental no Ensino Não Formal

– Gestão da Política de Educação Ambiental

Além dos grupos de discussão, serão escolhidos dez representantes da sociedade civil, presentes na Conferência, para compor uma Comissão de Sistematização desta lei.

Consulta pública – O Semasa lançou na semana passada um hotsite com todas as informações sobre o processo de consulta pública do projeto de lei da PMEA. Todos os moradores de Santo André maiores de idade podem apresentar emendas para o texto. O acesso deve ser feito no endereço www.semasa.sp.gov.br/educambiental.

O processo tem três fases. A etapa informativa já está encerrada e consistiu em uma série de reuniões com a sociedade civil, dividida entre grupos de interesse, como movimentos sociais, profissionais de Saúde e de Educação e moradores de mananciais. Esta fase preparou para a próxima, consultiva, na qual toda a sociedade pode apresentar emendas ao texto já existente.

As emendas podem ser de três naturezas: a sugestão de um novo item ou parágrafo, a supressão de um trecho ou a alteração de termos, expressões, frases ou parágrafos do texto. A participação será possível até o dia 15 de abril. Todas as emendas serão analisadas para a redação final do projeto de lei.

A última fase será deliberativa. A comissão de representantes selecionados na Conferência será formada para analisar e debater o projeto de lei e as emendas apresentadas pelos cidadãos. O texto então será apresentado aos conselhos municipais de Santo André para depois ser entregue à Câmara Municipal. Quando transformado em lei, vai nortear a política de Educação Ambiental da cidade.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Paranapiacaba recebe plantão de atendimento do Semasa e Sabesp neste sábado

07/12/2023: Paranapiacaba recebe plantão de atendimento do Semasa e Sabesp neste sábado

Munícipes poderão tirar dúvidas, parcelar débitos e realizar atualização cadastral Santo André, 7 de dezembro de 2023 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Sabesp promovem neste sábado (9) um plantão de atendimento aos moradores da Vila de Paranapiacaba. Os munícipes poderão parcelar débitos, sanar dúvidas sobre cobranças e outros serviços das duas companhias, obter informações diversas, solicitar segunda via de contas, além de realizar alteração de titularidade. Junto ao Semasa, também será...

Semasa envia notificações de débitos da taxa de coleta

07/12/2023: Semasa envia notificações de débitos da taxa de coleta

O Semasa informa que está enviando diversas notificações de débitos aos moradores de Santo André. As cartas foram enviadas aos Correios ao longo do mês de novembro, e começaram a chegar às residências a partir do mês passado. As notificações são relativas a faturas em aberto de taxa de coleta. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco pela Central de Atendimento (de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h); WhatsApp (4433-9011, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h)...

Semasa entrega quadras poliesportivas de areia e área de convivência no Parque do Pedroso

26/11/2023: Semasa entrega quadras poliesportivas de areia e área de convivência no Parque do Pedroso

Pacote de melhorias inclui postes de iluminação solar, pista de acesso e placas com nova identidade visual da Unidade de Conservação Santo André, 26 de novembro de 2023 – Pé na areia, esporte, lazer, diversão e sustentabilidade. Assim foi a última edição do ano do Domingo no Pedroso, atividade promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) neste domingo (26) e que, desta vez, ainda contou com a entrega das obras de revitalização das quadras poliesportivas...

Parque do Pedroso ganha novas quadras poliesportivas e área de convivência neste domingo

23/11/2023: Parque do Pedroso ganha novas quadras poliesportivas e área de convivência neste domingo

Entrega ocorre durante o Domingo no Pedroso, que conta ainda com atividades ambientais e de lazer para toda a população Santo André, 23 de novembro de 2023 – O Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, recebe a última edição do ano do Domingo no Pedroso, neste próximo dia 26/11. Além das atividades de lazer e de educação ambiental, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também vai realizar a entrega das novas quadras poliesportivas,...