17/03/2015 Semasa realiza palestra sobre qualidade de água na Billings no auditório da OAB

Santo André, 17 de março de 2015 – Para comemorar o Dia Mundial da Água e os 90 da Represa Billings, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio de seu Centro de Referência, promoverá, no próximo dia 25/03, palestra sobre o tema “Qualidade das águas da Represa Billings para abastecimento humano”. O evento é gratuito e voltado para gestores públicos, técnicos da área ambiental, professores alunos e munícipes interessados. O objetivo é discutir a real qualidade das águas da represa, além da viabilidade do plano estadual que pretende utilizar o reservatório para reforço no abastecimento da capital paulista.

Para compor o evento foram convidados dois palestrantes. Marta Marcondes que é mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos. Atualmente ela é professora da USCS (Universidade de São Caetano do Sul) e do Centro Universitário Anhanguera. A pesquisadora coordena também o projeto “Índice de Poluentes Hídricos” e o programa “Educação e Saúde Integral em Comunidades”, ambos na USCS. É membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental do SubComitê de Bacia Hidrográficas Billings-Tamanduateí.

Outro palestrante convidado a compor a mesa do debate é Carlos Fernando de Brito. Doutor em Ciência Química Analítica pelo IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares) da USP, Brito atua nas áreas de análise química instrumental, com ênfase em aplicação das técnicas cromatográficas e espectrometria de massas, na análise de elementos em diferentes tipos de matrizes, além de atuar também em química ambiental.

A mediação do debate será realizada pela professora Elizabeth Campos de Lima, que atua no Departamento de Química Estrutural da UFABC. Elizabeth possui doutorado em Química Analítica pela USP e pós-doutoramento pela USP e pelo Instituto de Medicinal Legal da Universidade de Verona, na Itália.

Sobre o Dia Mundial da Água e aniversário da Billings – O Dia Mundial da água foi ratificado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1993 como forma de destacar a importância do elemento natural para a vida humana. Em 2015 o tema definido pela Organização é “Água e Desenvolvimento Sustentável”.

Já o aniversário da Represa Billings é comemorado no dia 27 de março. A Billings recebeu este nome em homenagem ao engenheiro americano Asa White Kenney Billings, que trabalhou na antiga Light e foi um dos principais responsáveis pela idealização e realização do projeto da represa.

O Semasa preparou uma série de posts especiais que recontam a história do reservatório em sua página no Facebook. Confira em nosso Facebook.

SERVIÇO
Palestra “Qualidade das águas da Represa Billings”
Data: 25/03
Horário: 14h
Local: Auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Santo André
Endereço: Avenida Portugal, 233, Centro, Santo André
Vagas limitadas
Inscrições: pelo email creferencia@semasa.sp.gov.br
Gratuito

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...