26/02/2015 Semasa promove meditação com Monja Coen e palestra com Ondalva Serrano

Santo André, 26 de fevereiro de 2015 – “Mulher, um ser integral – Alimentação, Espiritualidade e Meio Ambiente”. Com essa temática, o Semasa promove duas atrações para o público em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A primeira delas, no dia 02/03, será a palestra com a engenheira agrônoma Ondalva Serrano, que discutirá o tema: “Ampliação da consciência humana para enfrentamento da problemática social e ambiental”. Já no dia 7/03, o Semasa organiza uma manhã de meditação com Monja Coen, no Parque Ipiranguinha (Antônio Fláquer).

Convidadas – Ondalva Serrano é sócia-fundadora da Associação de Agricultura Orgânica e professora aposentada da Esalq/USP. A doutora em agronomia também tem pós-doutorado em agronomia pela Institut Agronomique Mediterraneen, do ‘Centre International de Hautes Études Agronomiques de Montpellier’, da França. Foi diretora de agricultura e abastecimento na Prefeitura da Estância Turística de São Roque, tendo gerenciado o programa de abastecimento de toda a merenda escolar da rede de ensino municipal com hortifrutigranjeiros orgânicos. Também é sócia-fundadora e membro do Conselho de Gestão da Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica (desde 1997) com sede atual em Osasco e hoje transformada no Instituto AUÁ de Empreendedorismo Socioambiental. A partir de um Termo de Referência, firmado com a Food and Agriculture Organization (FAO – entidade para a alimentação e agricultura ligada à ONU), produziu estudos sobre florestas urbanas, no âmbito das principais capitais brasileiras, publicado pelo Ministério de Meio Ambiente.

Monja Coen foi jornalista na juventude e, em 1970, foi morar em Los Angeles, na Califórnia, onde iniciou práticas regulares de zazen no Zen Center of Los Angeles. Fez os votos monásticos em 1983. De lá seguiu para o Mosteiro Feminino de Nagoya, onde residiu por oito anos, tendo se graduado como monja especial, habilitada a ser professora do Darma Budista de monges, monjas, leigos e leigas. Iniciou há anos um trabalho voluntário no Hospital Emílio Ribas, para pacientes com doenças infectocontagiosas (a maioria HIV positivo), levando as práticas meditativas como terapia complementar no processo da recuperação ou da passagem dos e das pacientes. Atualmente Monja Coen reside no templo Tenzui Zenji, em São Paulo, onde é presidente do Conselho Religioso da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil e do ViaZen/VilaZen do Rio Grande do Sul.

Outras atrações em comemoração ao Mês da Mulher serão promovidas pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Santo André. A programação pode ser acessada no site www.santoandre.sp.gov.br.

Serviço

02/03 – Palestra com Ondalva Serrano – “Ampliação da consciência humana para enfrentamento da problemática social e ambiental”
Local: Anfiteatro Heleny Guariba, no Teatro Municipal de Santo André
Horário: 14h
Inscrições: spmulheres@santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4433-0163

07/03 – Meditação com Monja Coen
Local: Parque do Ipiranguinha (Concha Acústica)
Horário: 10h
Participação livre

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...