03/02/2015 Semasa conversa com indústrias para inserir água de reúso no processo produtivo

Santo André, 3 de fevereiro de 2015 – O Semasa e a Aquapolo Ambiental estão fechando uma parceria para ampliar a água de reúso no processo produtivo de indústrias de Santo André – que estão na categoria de Grandes Consumidores da autarquia – como forma de destinar a água tratada apenas para o abastecimento público. A primeira reunião para apresentar a proposta a uma empresa está marcada para esta quinta-feira, com a Pirelli Pneus. Diante do déficit hídrico que atinge a Região Metropolitana de São Paulo, o Semasa tem a intenção de, com a medida, dispor cada vez mais da água potável – hoje usada pelas indústrias – para o consumo dos moradores.

“A água prioritariamente vai ser para o uso humano. Mas nós temos de tomar medidas no sentido de não haver nenhum prejuízo à atividade econômica da cidade. A preocupação da indústria com a falta de água é grande por ser uma grande consumidora”, disse o prefeito de Santo André, Carlos Grana, que hoje foi procurado pelo governador Geraldo Alckmin para falar sobre a iniciativa.

Em princípio, são 12 indústrias de Santo André que podem ser atendidas pela Aquapolo com a água de reúso. Do total de água consumida pelas empresas, estima-se que de 30% a 40% vão para a produção industrial e, portanto, podem ser substituídas por água de reúso.

“A quantidade não é muito grande, sendo estimada cerca de 60 L/s, mas é uma contribuição importante diante da situação de déficit hídrico”, disse o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr. Atualmente, o Semasa compra água no atacado da Sabesp para distribuir em toda cidade cerca de 2.000 L/s.

Na parceria, a Aquapolo entregaria água de reúso para a indústria e o Semasa continuaria a fornecer a água potável para as demais atividades da empresa.

Aquapolo – A Aquapolo é uma Sociedade de Propósito Específico entre a Sabesp e a Odebrecht Ambiental e já atende com água de reúso o Polo Petroquímico de Mauá. A água da Aquapolo utiliza como matéria-prima a água proveniente do tratamento de esgoto da Estação de Tratamento de Estogo (ETE) ABC. Ela passa por um novo tratamento com tecnologia avançada por meio do uso de membranas e da osmose reversa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...