03/02/2015 Diretores de cooperativas ressaltam melhoria na qualidade de vida

Santo André, 03 de fevereiro de 2015 – Os trabalhadores vinculados às duas cooperativas de reciclagem parceiras do Semasa comemoraram a abertura da Central de Triagem com muitos projetos de crescimento. Para eles, a nova estrutura é fruto do trabalho de muitos anos, mas também de uma parceria inédita conquistada nos últimos dois anos com o Semasa. A consequência, dizem, é também a atração de novos colaboradores.

“Esta nova Central é um grande apoio que conquistamos. A autoestima do trabalhador vai aumentar e, sim, temos expectativa de crescimento”, disse José Batista de Lucena, o Dedé, diretor financeiro da Coop Cidade Limpa, contando que espera ter pelo menos 70 recicladores em cada turno de trabalho.

Os mesmos projetos são desenhados pela Coop Cidade Limpa. “Hoje temos 30 pessoas, mas já estamos entrevistando gente para vir trabalhar conosco”, contou o diretor financeiro da Coopcicla, Jorge Luiz Pscheidt.

Pioneirismo – Desde 1999 Santo André tem coleta seletiva e, em 2000, ela foi implantada em 100% do município, com os caminhões passando em todas as ruas da cidade. Em Santo André, a simples separação do resíduo seco (recicláveis) do úmido (orgânicos) facilita a adesão da população ao programa.

Além da coleta porta a porta, a cidade também conta com 85 PEVs, ou Pontos de Entrega Voluntária, e 17 Estações de Coleta, onde os moradores podem levar restos de construções, madeiras, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha e equipamentos eletrônicos.

Em 2013, os cooperados estavam triando 2,5% dos resíduos gerados na cidade. No final do mesmo ano este percentual saltou para 5% e, em 2014, chegou a 8%. Até o final deste 2015, a meta é chegar a 15% e, em 2016, a 20%.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...

Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

09/04/2024: Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

Evento ocorrerá neste sábado, das 10h às 15h, na Praça Alzira Franco Santo André, 9 de abril de 2024 – Como parte das comemorações do aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, promove mais uma edição da Gincana Ecológica no sábado (13), no Jardim Alzira Franco. O evento, que ocorre das 10h às 15h, tem como objetivo dar um novo destino aos brinquedos em...

Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

05/04/2024: Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

Locais acumulavam infrações e registravam reclamações frequentes da população Santo André, 5 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, interditou dois estabelecimentos comerciais em Utinga por problemas recorrentes de excesso de ruído. Os locais foram lacrados com a colocação de barreiras de concreto (new jersey). A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais). O primeiro, localizado...

Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

04/04/2024: Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

Ações ocorrem ao longo do mês de abril, em comemoração ao aniversário de 471 anos de Santo André Santo André, 4 de abril de 2024 – Para celebrar o aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, promove diversas atividades gratuitas ao longo do mês. São minicursos e oficinas que têm o objetivo de tornar os cidadãos cada vez mais engajados com as causas...