22/12/2014 Smartphones aumentam número de vistorias

Santo André, 19 de dezembro – As equipes de fiscalização do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) passam a utilizar smartphones nas vistorias para checar o alto e baixo consumo de água e também eventuais fraudes. O setor da autarquia já registra um aumento de 23% no número de execução de vistorias.

Os aparelhos, que são usados pelos fiscais da Encarregatura de Fiscalização de Instalações Prediais (Efip), foram customizados especialmente para o trabalho da área de fiscalização. O equipamento é mais leve e fácil de manusear, fazendo com que o agente digite mais rápido e, consequentemente, agilize o atendimento ao usuário.

A ferramenta também permite que fotografias de fraudes ou de consertos sejam feitas, além de possibilitar o registro do tipo de vazamento, o local exato em que ele ocorre e qualificar o usuário, colocando, por exemplo, o número de seus documentos pessoais.

“O Semasa busca a modernização tecnológica para adquirir mais informação e segurança e, assim, dar mais sustentação às suas ações”,  explica a diretora do Departamento Administrativo e Financeiro (DAF) da autarquia, Ana Teresa Cintra Galasso.

Em 2015 

O uso do equipamento começou com o atendimento de chamadas relacionadas ao consumo de água, mas a expectativa é de que, a partir de março de 2015, a tecnologia seja útil nas vistorias também de problemas com esgoto, como vazamento, infiltrações e lançamento irregulares.

Além disso, está previsto o monitoramento on-line dos serviços e o rastreamento das equipes, o que permitirá, por exemplo, que um chamado urgente seja designado para um fiscal que esteja mais próximo do local. Com o sistema, o usuário também poderá ver o resultado da vistoria no site do Semasa, (https://www.semasa.sp.gov.br/home/), imediatamente após o seu encerramento.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

24/03/2023: Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro Estabelecimentos foram autuados repetidas vezes pela Fiscalização Ambiental do Semasa por excesso de ruído Santo André – 24 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou operação na manhã desta sexta-feira (24) para apreender equipamentos e caixas de som de quatro bares da região do Centro de Santo André. A ação contou com apoio da Guarda Civil...

Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

23/03/2023: Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

Aterro Sanitário administrado pelo Semasa também é um dos melhores equipamentos públicos da Região Metropolitana Santo André, 18 de março de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André é a melhor do Estado de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Com nota 9,38, a avaliação estadual classifica os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento...

Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

21/03/2023: Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

Ações do Semasa ocorreram em parceria com a GCM e a PM Santo André, 21 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou nova operação neste último final de semana (dias 17 e 18/3) para combater os problemas de poluição sonora na cidade e autuou 28 estabelecimentos por ruído excessivo. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, efetuando vistorias em 15 bairros:...

Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

17/03/2023: Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

Semasa chegou a gastar mais de R$ 100 mil por ano com serviços de limpeza na Avenida Cândido Camargo Santo André, 17 de março de 2023 – Passados seis meses desde a abertura da Estação de Coleta Ana Maria, no Jardim Ana Maria, em Santo André, o ecoponto sanou um problema antigo: o ponto de descarte irregular de resíduos que existia há mais de 15 anos na Avenida Cândido Camargo, no próprio terreno onde foi construído o equipamento. Morador...