22/12/2014 Smartphones aumentam número de vistorias

Santo André, 19 de dezembro – As equipes de fiscalização do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) passam a utilizar smartphones nas vistorias para checar o alto e baixo consumo de água e também eventuais fraudes. O setor da autarquia já registra um aumento de 23% no número de execução de vistorias.

Os aparelhos, que são usados pelos fiscais da Encarregatura de Fiscalização de Instalações Prediais (Efip), foram customizados especialmente para o trabalho da área de fiscalização. O equipamento é mais leve e fácil de manusear, fazendo com que o agente digite mais rápido e, consequentemente, agilize o atendimento ao usuário.

A ferramenta também permite que fotografias de fraudes ou de consertos sejam feitas, além de possibilitar o registro do tipo de vazamento, o local exato em que ele ocorre e qualificar o usuário, colocando, por exemplo, o número de seus documentos pessoais.

“O Semasa busca a modernização tecnológica para adquirir mais informação e segurança e, assim, dar mais sustentação às suas ações”,  explica a diretora do Departamento Administrativo e Financeiro (DAF) da autarquia, Ana Teresa Cintra Galasso.

Em 2015 

O uso do equipamento começou com o atendimento de chamadas relacionadas ao consumo de água, mas a expectativa é de que, a partir de março de 2015, a tecnologia seja útil nas vistorias também de problemas com esgoto, como vazamento, infiltrações e lançamento irregulares.

Além disso, está previsto o monitoramento on-line dos serviços e o rastreamento das equipes, o que permitirá, por exemplo, que um chamado urgente seja designado para um fiscal que esteja mais próximo do local. Com o sistema, o usuário também poderá ver o resultado da vistoria no site do Semasa, (https://www.semasa.sp.gov.br/home/), imediatamente após o seu encerramento.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...