05/12/2014 Começa o Programa Operação Chuvas de Verão

Santo André, 05 de dezembro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura de Santo André lançaram hoje o Programa Operação Chuvas de Verão (POCV) 2015, com a participação do superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., e do prefeito, Carlos Grana. O programa, que teve início no dia 1º de dezembro e termina em 15 de abril de 2015, é coordenado pelo Departamento de Defesa Civil do Semasa, em parceria com diversas áreas da Prefeitura, que trabalham de forma integrada. Durante este período, as equipes do POCV ficam de prontidão para possíveis emergências, mas o trabalho para colocar o POCV nas ruas acontece durante todo ano, por meio de várias ações preventivas realizadas para evitar os danos causados pela chuva intensa.

Este ano, uma das novidades do POCV, apresentada pela superintendente, é o aumento de 23 para 27 pluviômetros distribuídos pela cidade. Os pluviômetros são aparelhos que medem a intensidade da chuva. A entrega foi feita pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do governo federal, na última quarta-feira. Os quatro aparelhos são semiautomáticos e serão instalados no Aterro Sanitário (Parque Gerassi), no Sabina-Escola Parque do Conhecimento (Paraíso), Parque Escola (Valparaíso) e Parque Andreense.

Entre as ações preventivas do Programa, a Defesa Civil mantém 11 Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), em que moradores de áreas de risco recebem orientações de como agir em caso de emergência. Além disso, o departamento faz arrecadação de mantimentos para possíveis vítimas e monitora a proximidade e a intensidade das tempestades através do monitoramento climático feito por consulta a sistemas, radares, estações meteorológicas da cidade, além dos 27 pluviômetros.

“As fases do programa são: prevenção, prontidão, alerta e socorro. Nós temos trabalhado, principalmente, na questão da prevenção. Acreditamos muito que essa fase pode evitar as outras, pois na prevenção é que a gente tem toda a condição de fazer o serviço e monitoramento necessários. Essa etapa foi realizada ao longo do ano, para que chegássemos até aqui”, explica o superintendente do Semasa.

Já o prefeito do município frisou que “Santo André está preparada, e não é de agora. Estamos trabalhando todo o ano para que nesse período de dificuldade estejamos prontos. Estamos atentos, em alerta e vamos torcer para que possamos ter tranquilidade”, falou.

Santo André tem primeiro cadastro de animais no Brasil
Outra novidade do programa é o Nupdec Animal. O projeto, que foi implantado no Jardim Irene, na comunidade Maurício de Medeiros, em parceria com a Secretaria de Saúde e a ONG WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), tem como objetivo proteger os animais de estimação dos moradores que vivem em áreas de riscos, garantindo que eles sejam levados para abrigos junto com seus donos, em caso de necessidade. No total, 113 cães e gatos foram cadastrados, vacinados, castrados e identificados com Registro Geral Animal (RGA). A previsão é de que o projeto será estendido para outras comunidades no próximo verão.

Ações em números
Entre todas as ações realizadas pelos funcionários da área de Defesa Civil, estão a interdição de 283 casas em áreas de risco, a vistoria preventiva das regiões em que ocorreram remoções, inclusive por meio de sobrevoo de helicóptero, e em piscinões e córregos da cidade.

O Semasa também fez ações preventivas por meio da sua Gerência de Drenagem, ligada ao Departamento de Manutenção e Operação. Até outubro, foi realizada a limpeza de 63,4 mil bocas de lobo; 17,5 mil toneladas de resíduos retirados de córregos, rios e piscinões; 1,6 milhão de m² de córregos capinados e roçados; 1,6 mil bocas de lobo e poços de visita reformados ou construídos; e 3,8 mil metros de novas galerias de águas pluviais.

Campanha nas escolas
Outra ação, esta em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, foi a segunda edição Campanha Escola Amiga da Defesa Civil, que envolveu 26 escolas públicas e particulares para ajudarem a arrecadar itens de higiene pessoal e limpeza para as ações de Assistência Humanitária. Os colégios que participaram conseguiram 1.199 produtos, e receberam um certificado e um kit com publicações educativas preventivas alusivas ao tema percepção de riscos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Bate-papo no Semasa discute processos educativos no contexto da emergência climática

05/06/2023: Bate-papo no Semasa discute processos educativos no contexto da emergência climática

Atividade gratuita integra programação do Junho Verde Santo André, 5 de junho de 2023 – Para ampliar as discussões sobre os processos educativos participativos e que, de fato, engajem à mudança social, por meio do método da pesquisa-ação e relacionado às temáticas das mudanças climáticas, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove um bate-papo sobre o assunto, no próximo dia 14/6. Gratuito, o encontro integra a agenda do...

Santo André comemora Junho Verde com diversas atrações e atividades ambientais

01/06/2023: Santo André comemora Junho Verde com diversas atrações e atividades ambientais

  Agenda organizada em parceria com secretarias da Prefeitura e o Semasa é totalmente gratuita Santo André, 31 de maio de 2023 – Como parte das diretrizes para um futuro mais sustentável e harmonioso em relação ao meio ambiente e para celebrar o Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Santo André preparou uma extensa agenda de atividades ao longo de todo o mês de junho com palestras, oficinas, visitas monitoradas, trilhas entre outras ações. As atividades são realizadas...

Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

26/05/2023: Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4 Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso...

Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

22/05/2023: Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira...