12/11/2014 Gestão de qualidade é desafio para órgãos de saneamento

Santo André, 12 de novembro – No último dia do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental, realizado em Santo André desde segunda-feira (10), o painel final abordou a importância do sistema de gestão da qualidade nos serviços de saneamento básico e seus desafios, demonstrando a prática do processo em três municípios distintos: Santo André, Campinas e Penápolis. 

No caso de Santo André, a encarregada de Gestão de Qualidade do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), Isabel Cristina de Sousa, comentou sobre os instrumentos de gestão, o modo como foram implantados e os benefícios que o sistema tem gerado à autarquia. De acordo com Isabel, o desafio do processo é a busca pela melhora contínua dentro do órgão, com o objetivo de fazer com que o cliente esteja satisfeito.

“A implantação de um sistema traz benefícios para qualquer instituição. Ter a certificação (ISO 9000) é um benefício para a organização e também para a cidade. O serviço de atendimento ao usuário foi o setor em que mais sentimos os benefícios. A ISO melhorou todos os processos e completará 18 anos em 2014. É como costumo dizer: qualidade é feita todos os dias, por todos nós”, comenta Isabel.

Já a diretora – presidente do Departamento Autônomo de Água e Saneamento de Penápolis (DAEP), Silvia Maymi Shinkai de Oliveira, ressaltou que o maior desafio ao fazer a implantação do sistema de gestão de qualidade é administrar as pessoas. “Esse tipo de administração precisa quebrar paradigmas em prol de motivar a equipe em busca da melhora constante. Além disso, o sistema permite que o órgão tenha um norte, de curto, médio e longo prazo”, explicou Maymi.

Para o representante da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas (Sanasa), Alessandro Siqueira Tetzner, para que todo o processo saia do papel, os departamentos, assim como a alta direção, precisam concordar com o que será executado e também contribuir com a implantação. “O sistema de gestão é como uma corrente, que só é forte se todos os elos estiverem conectados”, falou Siqueira.

Os três debatedores deixaram claro quais são os passos para que o sistema funcione: comunicar a todo mundo que está dentro da empresa; fazer os controles de documentos, de produtos não conformes e ações; adotar indicadores de desempenho e procurar melhorá-los; e agir com transparência na gestão dos serviços públicos sempre com o objetivo de satisfazer o consumidor.
O 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental, promovido pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em parceria com o Semasa, ocorreu entre os dias 10 a 12 de novembro, e teve como tema central Segurança Hídrica e a Gestão de Serviços de Saneamento Básico em São Paulo.

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