10/11/2014 ProAr aumenta adesões em seu 1º dia

Foto1_proar_primeirodiaSanto André, 10 de novembro de 2014 – O Proar (Programa de Qualidade do Ar em Santo André) inspecionou a emissão de poluentes de 16 veículos movidos a diesel nesta segunda (10/11), primeiro dia de aferições dedicadas ao público em geral. O programa, que em 2014 já aferiu 767 veículos da frota municipal, está realizando as inspeções na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ao lado do estádio Bruno José Daniel.

A aferição é gratuita. No caso de o veículo emitir mais poluentes do que o volume aceito em lei, o motorista, em vez de ser multado, recebe orientações para regular o motor e pode voltar para uma nova medição. Caso esteja dentro dos parâmetros, ele recebe um adesivo indicando que cumpre a lei e respeita o ambiente.

O número de adesões superou as do primeiro dia de aferições de 2013, quando só foram inspecionados dois veículos. A ação é uma parceria do Semasa com a Petrobras, por meio do Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural). São os técnicos da Petrobras que realizam as medições, usando um computador e um aparelho que mede, entre outras coisas, a opacidade da fumaça emitida pelo veículo.

Dos 16 veículos inspecionados nesta segunda, oito estavam de acordo com a lei e receberam o adesivo. No Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a expectativa é de que o número de aferições em 2014 seja maior do que as do ano passado. Em 2013 foram inspecionados 200 veículos, sendo que 66% deles foram aprovados.

O Proar vai continuar nesta e nas próximas três semanas. Como se trata de uma ação educativa, é facultado aos motoristas participarem. Caso seja parado numa blitz de fiscalização e não se enquadre na lei, no entanto, eles podem sofrer punições. Em Santo André, a multa é de R$ 127,60 e o motorista recebe cinco pontos na carteira. Se a blitz for da Cetesb, o valor é bem mais salgado – pode chegar a quase R$ 1.200, ou mais, em caso de reincidência. Tudo para garantir a qualidade do ar que a cidade respira.

O motorista Wagner Vasconcellos aplaudiu a ação, mesmo com seu caminhão expelindo mais poluentes do que prevê a lei. “Às vezes a gente acha que está tudo certo, mas não está. Eu sei que já é hora de trocar algumas peças.”

Serviço – ProAr:
Datas: 10/11 a 14/11 e 17/11 a 19/11/2014, das 9h às 16h.
Local: Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ao lado do Estádio Bruno Daniel – Vila América (Santo André).
Datas: 24/11 a 28/11 e 01/12 a 05/12/2014, das 9h às 16h.
Local: Avenida dos Estados, 8.000 – em frente ao Auto Shopping Global (Santo André).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...