07/11/2014 Debate sobre segurança hídrica abre Seminário de Saneamento Ambiental em Santo André

Santo André, 07 de novembro de 2014 – A questão Água e Saneamento é um dos temas prioritários da Agenda Estratégica 2013-2015 do Conselho Mundial da Água. Tratar de segurança hídrica é discutir aspectos como doenças veiculadas através da água, escassez e poluição. O Brasil é um país onde há evidente desequilíbrio na distribuição da água, com abundância em áreas pouco povoadas e escassez nos grandes centros urbanos, com consequências sociais, ambientais e econômicas.

Por isso, o assunto foi escolhido para abrir a programação do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental, promovido pela Regional São Paulo da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O evento acontece em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e será realizado em Santo André, de 10 a 12 de novembro, no Teatro Municipal.

Para abordar a questão da segurança hídrica na gestão do saneamento estará presente o presidente nacional da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu. Na mesma mesa, participarão do debate o promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial e Defesa do Meio Ambiente de São Paulo (Gaema), José Eduardo Ismael Lutti, e o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (Abes), Dante Ragazzi Pauli, além do presidente da Assemae, Silvio José Marques.

Outros temas importantes para o saneamento ambiental serão abordados ao longo do evento, com a participação de diversos especialistas. Entre os temas estão o financiamento para os serviços públicos de saneamento, a coleta seletiva nos municípios e os impactos da logística reversa de embalagens, que estarão em painéis no dia 11. No dia 12, o debate será em torno da gestão da qualidade nos serviços de saneamento.

Os participantes ainda poderão conhecer quatro exemplos de novas tecnologias utilizadas em cidades do estado, que estão contribuindo para a melhoria da gestão. Uma feira de saneamento, com apresentação de produtos e serviço, completa o evento.

A programação completa do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental e as inscrições estão disponíveis no site da Associação em www.assemae.org.br.

Serviço
8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental
Data: 10 a 12 de novembro de 2014
Local: Teatro Municipal de Santo André (SP)
Endereço: Praça IV, Centenário, s/nº, Centro.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...