06/11/2014 ProAr fiscaliza veículos a diesel

Santo André, 06 de novembro de 2014 – Entre os dias 10/11 e 5/12, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), autarquia pioneira no Brasil em saneamento ambiental integrado, realiza uma nova etapa do ProAr (Programa de Qualidade do Ar em Santo André), que já aferiu em 2014 a emissão de 767 veículos da frota municipal.

O ABC Paulista hoje é responsável por uma das maiores frotas circulantes da região metropolitana, além de ser rota de veículos pesados para um dos principais portos do País – o de Santos. Ações fiscalizadoras, educativas e punitivas têm contribuído significativamente com a preservação ambiental. Prova disso são os números da Cetesb que mostram que o índice de veículos a diesel que emitem fumaça preta em excesso diminuiu mais de 30% em todo o Estado de São Paulo, após essas iniciativas.

Parceria com Petrobras – A ação do Semasa, em parceria com a Petrobras por meio do Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e Gás Natural), tem caráter educativo e o intuito de conscientizar os motoristas de veículos a diesel para minimizar os impactos ambientais na atmosfera.

Na primeira etapa do ProAr deste ano, que ocorreu entre março e maio, foram vistoriados 767 veículos da frota municipal, dos quais 83% foram aprovados.

Para concluir o segundo ano da ação, o Semasa realizará a aferição gratuita em veículos da frota circulante, como peruas e caminhões, a partir da próxima segunda-feira, dia 10, até 5/12, em dois endereços diferentes (ver serviço abaixo). A participação dos motoristas e donos de veículos é voluntária.

As inspeções são feitas por técnicos da Petrobras em conjunto com os agentes ambientais do Semasa e o processo corretivo para cada veículo é comunicado aos responsáveis no momento da vistoria, sem aplicação de multa. Em 2013, no primeiro ano da ação, foram vistoriados 200 veículos da frota circulante e 66% deles foram aprovados.

Emissão de poluentes automotores – Já não é novidade que em vias de grande movimento de veículos o índice de poluentes é alto e a fumaça preta, que é resultado da queima incompleta do diesel, é uma das grandes vilãs entre os componentes despejados na atmosfera diariamente, piorando a qualidade do ar, principalmente durante o inverno, e trazendo prejuízos à saúde. Com o aumento da frota de carros nas metrópoles brasileiras, o controle desse tipo de emissão tornou-se mandatório.

Segundo dados da Cetesb, a emissão de poluentes automotores corresponde a 29% das 4.460 toneladas de material particulado pulverizado na atmosfera da Região Metropolitana de São Paulo por ano.

Serviço – ProAr:
Datas: 10/11 a 14/11 e 17/11 a 19/11/2014, das 9h às 16h.
Local: Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ao lado do Estádio Bruno Daniel – Vila América (Santo André).
Datas: 24/11 a 28/11 e 01/12 a 05/12/2014, das 9h às 16h.
Local: Avenida dos Estados, 8.000 – em frente ao Auto Shopping Global (Santo André).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...