04/11/2014 Animal perdido em cheias ganha proteção preventiva

nupdecanimal1Santo André, 04 de novembro de 2014 – Moradores da comunidade Maurício de Medeiros, do Jardim Irene, em Santo André, estão participando de um projeto-piloto do Semasa e da Prefeitura para proporcionar mais segurança a seus animais de estimação. Batizado de Nupdec Animal, o projeto cadastra, vacina, castra e oferece o RGA (Registro Geral Animal) a pets dos moradores da área de risco.

O objetivo é preventivo – caso ocorra algum evento extremo que obrigue a saída dos moradores do local, como um alagamento, seus animais terão garantia de abrigo. Como estarão vacinados, não haverá risco à saúde das pessoas por conta do convívio com os animais em abrigo. Além disso, como ganham o RGA, caso se percam, também será mais fácil localizar seus donos.
“Esta iniciativa é ótima porque protege o bichinho, que é inocente e não tem culpa dos desastres”, diz a auxiliar geral Mariulza Galante Prata, de 48 anos, que já levou seu cachorrinho Stalone, de 3 meses, para vacinar.

O Nupdec Animal também dá mais tranquilidade a crianças como Guilherme de Souza Sena, de 12 anos, que ano passado chegou a entrar no meio de uma enchente para salvar sua tartaruga. “Eu não saio daqui sem meus bichinhos”, garante o menino, que ainda tem uma cadela e vários pássaros.

Cerca 100 pets já foram cadastrados pelo Nupdec Animal e a vacinação destes animais começou a ser realizada nesta terça-feira, 4 de novembro. Os pets também estão sendo encaminhados para castração em clínicas particulares.

O projeto é uma parceria da Defesa Civil (vinculada ao Semasa), da Zoonoses (Secretaria Municipal de Saúde) e da ONG WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal).

nupdecanimal2Em Santo André são 11 regiões que formam os Nupdecs e 50 moradores de áreas de risco sentiram a necessidade de discutir políticas públicas para os animais em situação de risco e desastres, criando o Nupdec Animal. Para saber mais sobre os Nupdecs clique aqui.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...

Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

02/02/2024: Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

Município do interior de São Paulo já é o segundo deste ano a se interessar pela iniciativa andreense Santo André, 1º de fevereiro de 2024 – O programa Moeda Verde segue conquistando os olhares e as atenções dos gestores públicos do Estado. Nesta quinta-feira (1º), representantes da cidade de João Ramalho estiveram em Santo André para conhecer de perto a iniciativa andreense que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrútis, contribuindo para a limpeza do município, o bem-estar e qualidade...