29/10/2014 Assinado contrato para construção da nova ETA

Santo André, 14 de outubro de 2014 – A Prefeitura de Santo André e a Caixa Econômica Federal assinaram na tarde de hoje (14/10) o contrato de financiamento para a construção da nova Estação de Tratamento de Água do município. Assinaram o documento a prefeita em exercício, Oswana Famelli, e, pela Caixa Econômica Federal para o ABC, o superintendente regional Everaldo Coelho da Silva. O investimento na nova ETA é de R$ 80 milhões, financiados pela Caixa, com contrapartida de cerca de R$ 9 milhões do município. A cerimônia contou com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, do superintendente do Semasa Sebastião Ney Vaz Jr., e dos representantes da Caixa, Gilnei Peroni, gerente regional de Governos para o ABC, e Rafael Fernandes Rosa, gerente de filial de Desenvolvimento de Governos do ABC, além de diretores e assistentes dos departamentos Administrativo-Financeiro, Planejamento e Obras e Manutenção e Operação do Semasa.

A licitação para realização das obras de construção da nova ETA está em andamento e abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas será feita na próxima sexta-feira (17/10), na sede da autarquia.

“Além do reforço no sistema de abastecimento de Santo André, esta obra trará segurança hídrica à cidade e para futuros empreendimento aqui” disse Gilberto Magalhães Occhi, ministro das Cidades

Aumento na produção de água – A nova ETA de Santo André será construída no bairro Recreio da Borda do Campo, na região da represa Billings. Com ela, a cidade aumentará sua produção própria de água dos atuais 6% para 25% da demanda. “Este contrato de financiamento é importantíssimo porque vai trazer à Santo André uma diminuição de dependência da Sabesp, disse o superintendente Sebastião Ney Vaz Jr..

Juntas, a nova estação e a ETA Guarará, já em operação pelo Semasa, produzirão 500 l/s de água. De cada quatro moradores, um vai consumir água captada, tratada e distribuída pela própria cidade.

O Semasa já possui a outorga junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia de São Paulo) para a captação do volume final. O novo equipamento integrará a rede de abastecimento da cidade, permitindo menor dependência junto ao órgão estadual na compra de água. Quando estiver funcionando, a nova ETA produzirá 350 l/s.
A população estimada que será beneficiada diretamente pelo empreendimento é de 150.000 pessoas dos bairros Parque Miami, Jardim Irene, Jardim Santo André, Vila Suiça, Vila Luzita, Jardim do Estádio, entre outros.

Além da estação, o projeto contempla também a construção e implantação de 6.388 m de adutora de água bruta, 8.295 m de adutora de água tratada e um reservatório com capacidade de armazenamento de 2.000 m³.

Nível do Sistema Rio Grande – Importante lembrar que hoje (14/10/14) o Sistema Rio Grande (represa Billings) está com 73,7% de sua capacidade de armazenamento, tendo em vista que a água da represa vem sendo utilizada pela Sabesp para abastecer parte de São Paulo, antes atendidos pelo Sistema Cantareira.

novaeta

Clique na foto para assistir ao vídeo com a maquete eletrônica da noa ETA

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

25/03/2024: Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

Entidades representantes de povos e comunidades tradicionais poderão se inscrever para vagas no Comugesan Santo André, 25 de março de 2024 – O Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (Comugesan) está com inscrições abertas para eleição complementar de vagas remanescentes destinadas exclusivamente a entidades da sociedade civil representantes de povos e comunidades tradicionais de Santo André. A eleição acontece no dia 21 de maio e os interessados podem se inscrever até 20 de abril. Os...

Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

22/03/2024: Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

Moradores foram autuados; disposição ilegal de materiais tem sido frequente na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para reformas Santo André, 22 de março de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou moradores por descarte irregular de materiais na manhã desta sexta-feira (22), no Parque Erasmo Assunção. Os resíduos foram colocados na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para passar por obras de reforma. Desde...

Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

22/03/2024: Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

Locais descumpriram a legislação vigente e já haviam sido autuados pela fiscalização ambiental Santo André, 22 de março de 2023 – Dando continuidade às ações para garantir o sossego público e o combate à poluição sonora, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou a interdição de dois bares nesta sexta-feira (22) por infrações relacionadas à emissão de ruído excessivo. Ambos os locais promoviam eventos com música ao vivo, especialmente no período noturno, e apresentavam recorrência...

Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

22/03/2024: Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

Programa andreense que troca recicláveis por hortifrúti foi finalista na categoria “Cidade Sustentável” Santo André, 21 de março de 2024 – O programa Moeda Verde mais uma vez obteve reconhecimento nacional por ser uma iniciativa que contribui para a construção de um futuro mais sustentável. Nesta quinta-feira (21), a ação andreense foi uma das três finalistas do prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, edição brasileira do maior evento de tecnologia do mundo, o Smart City Expo World Congress,...