22/10/2014 Seminário debaterá serviços de saneamento

Santo André, 16 de outubro de 2014 – Promovido pela Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), Regional São Paulo, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), de 10 a 12 de novembro acontecerá o 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental. O encontro pretende provocar um amplo debate entre gestores e estudiosos da área, discutindo assuntos em torno da temática central relacionada à “Segurança Hídrica e Gestão dos Serviços de Saneamento Básico em São Paulo”.

A programação inclui painéis, apresentações tecnológicas e feira de saneamento. Na ocasião, serão abordados assuntos de interesse dos municípios, como o sistema de gestão da qualidade, possibilidades de financiamentos, revisão de contratos, coleta seletiva nos municípios e os impactos da logística reversa de embalagens.

O presidente da Regional Assemae de São Paulo, Aparecido Hojaij, avalia o Seminário como um espaço para o fortalecimento da entidade diante da gestão pública dos serviços de saneamento. “Acreditamos que o evento será uma ótima oportunidade de diálogo entre gestores, estudiosos e profissionais do setor, além de favorecer o aperfeiçoamento dos processos gerenciais adotados em nossa região”, comentou.

“Com a realização do 8º Seminário aqui em Santo André, vejo uma oportunidade de enriquecer o debate de temas atuais sobre o saneamento básico no Brasil e, também muito importante, ajudar no fortalecimento do setor, já que, em nível nacional, a Assemae é a entidade que representa os municípios nesta área”, disse o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr.

Programação – No dia 10, o primeiro painel discutirá o tema geral do evento, com a participação de gestores de autarquias, entidades municipalistas e organizações ambientais, além de representantes da classe industrial e jurídica. Na sequência, o debate prosseguirá destacando a interdependência entre os entes federados na prestação dos serviços de água e esgoto, conforme Lei nº 11.445/07.

Já na manhã do dia 11, o público poderá sanar as dúvidas sobre as possibilidades de financiamento para o setor. Estão previamente confirmadas a presença de autoridades do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério das Cidades, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e da Caixa Econômica Federal.
Pela tarde, a programação segue focada na revisão de contratos de financiamento. Ainda na terça-feira, ocorrerá o quinto painel do evento, que fará uma análise do impasse sobre a implantação da logística reversa de resíduos nos municípios. No último dia de seminário (12/11), as discussões estarão relacionadas ao sistema de gestão da qualidade no saneamento básico.

Além dos painéis, o seminário também mostrará quatro apresentações tecnológicas. A ideia consiste em demonstrar as novas tecnologias adotadas nos processos de saneamento, com vistas à melhoria da gestão. Completando o evento, os participantes terão a oportunidade de acompanhar uma feira de saneamento, que pretende ser um espaço para troca de informações sobre produtos e equipamentos.

Mais informações podem ser obtidas pelo email atendimento@assemae.org.br, ou através do telefone (61) 3325-7592. A programação completa e as inscrições está disponíveis no site da Associação em www.assemae.org.br.

Serviço
8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental
Data: 10 a 12 de novembro de 2014
Local: Teatro Municipal de Santo André (SP)
Endereço: Praça IV, Centenário, s/nº, Centro.

Baixe aqui o folder com a programação completa

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

29/02/2024: Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

Grupo tem como principal atribuição discutir e propor temas para a educação ambiental municipal Santo André, 29 de fevereiro de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu processo para escolha dos integrantes do Comitê Municipal de Educação Ambiental. O objetivo é discutir e potencializar as ações de educação e sensibilização ambiental no município. As inscrições para as entidades interessadas podem ser realizadas até 21 de março. O comitê também contribuirá para a elaboração...

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...