22/10/2014 Semasa realizará diagnóstico sobre catadores de recicláveis em Santo André

Santo André, 15 de outubro de 2014 – Após a assinatura do termo de convênio com as cooperativas Coop Cidade Limpa (Cooperativa de Trabalho dos Coletores de Resíduos e Limpeza Urbana de Santo André) e Coopcicla (Cooperativa de Reciclagem de Santo André), para reciclagem de resíduos sólidos da coleta seletiva urbana de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizará diagnóstico do número de catadores de recicláveis na cidade.

O estudo irá descrever, com auxílio de uma pesquisa de campo, o panorama dos catadores de Santo André, para possibilitar a atuação integrada de diversos setores da Administração Municipal na promoção de políticas públicas que busquem a qualificação do trabalho, economia solidária e organização de rede de comercialização entre os catadores organizados em cooperativas e associações, bem como os catadores individuais. Após o resultado, o objetivo é que estes catadores se integrem a uma das cooperativas existentes e/ou fomentem a criação de outras cooperativas.

“O contingente de pessoas inseridas em atividades informais, dentre as quais a de coleta de materiais recicláveis, representa expressivo percentual das atividades econômicas do país, principalmente nos centros urbanos”, afirma o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr..

De acordo com o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos, “cabe ao poder público implantar a Política Nacional de Resíduos Sólidos por meio de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que busque a inserção dos catadores formalizados ou não no sistema de coleta seletiva realizado pelo município”.

Diagnóstico de 2006 – O último diagnóstico do tipo feito em Santo André aconteceu em 2006 e foi realizado pela Fundação Santo André e pela Rede Mercocidades. Na época, foi estimada uma população de 1.933 catadores na cidade, sendo 83% homens, 63% entre 34 e 57 anos. A maioria (78%) trabalhava como catador por causa do desemprego, morava em Santo André (82%) e havia cursado pelo menos as duas primeiras séries do ensino fundamental (87,5%). Quanto às condições de moradia, 12% eram moradores de rua e 57,4% tinham casa própria. Apenas 46,7% declaravam ter companheiro e 65% afirmavam não ter filhos. Com relação ao material coletado, a maioria (73,2%) coletava papel, papelão, plásticos e metais.

Galpões – A partir de 2015, as duas cooperativas que assinam o convênio com o Semasa hoje poderão trabalhar nos novos galpões dentro do Aterro Sanitário. O Semasa está investindo cerca de R$ 980 mil nos novos espaços, garantindo infraestrutura adequada para o trabalho dos cooperados. Os galpões terão esteiras elevadas, prensas, balanças, empilhadeiras e carrinhos para transporte de resíduos recicláveis. Estas melhorias permitirão assegurar a eficiência do trabalho, com aumento de renda e da qualidade de vida dos cooperados.

No início de 2013, as duas cooperativas triavam juntas 2,5% de material reciclável recolhido em Santo André. No final do mesmo ano este percentual saltou para 5% e, em 2014, chegou a 8%. A meta é alcançar 20% nos próximos anos, ampliando significativamente os benefícios socioambientais para Santo André.

Campanha – A autarquia também lançará, em breve, uma nova campanha de sensibilização da população em relação à importância de separar os resíduos recicláveis e destiná-los corretamente à coleta seletiva do município.

O Semasa é pioneiro na coleta seletiva, com a implantação do serviço em 1997, e vem ao longo dos anos promovendo a destinação ambientalmente correta dos materiais recicláveis propiciando o seu retorno à cadeia produtiva e evitando o aterramento, o que aumenta a vida útil do aterro sanitário, melhora a qualidade de vida da população e gera trabalho e renda às cooperativas.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...

Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

09/04/2024: Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

Evento ocorrerá neste sábado, das 10h às 15h, na Praça Alzira Franco Santo André, 9 de abril de 2024 – Como parte das comemorações do aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, promove mais uma edição da Gincana Ecológica no sábado (13), no Jardim Alzira Franco. O evento, que ocorre das 10h às 15h, tem como objetivo dar um novo destino aos brinquedos em...

Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

05/04/2024: Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

Locais acumulavam infrações e registravam reclamações frequentes da população Santo André, 5 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, interditou dois estabelecimentos comerciais em Utinga por problemas recorrentes de excesso de ruído. Os locais foram lacrados com a colocação de barreiras de concreto (new jersey). A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais). O primeiro, localizado...

Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

04/04/2024: Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

Ações ocorrem ao longo do mês de abril, em comemoração ao aniversário de 471 anos de Santo André Santo André, 4 de abril de 2024 – Para celebrar o aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, promove diversas atividades gratuitas ao longo do mês. São minicursos e oficinas que têm o objetivo de tornar os cidadãos cada vez mais engajados com as causas...