02/10/2014 Semasa realiza diagnóstico com comerciantes para a destinação correta de óleo e gorduras alimentícias

Santo André, 02 de outubro de 2014 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Departamento de Resíduos Sólidos, iniciou o diagnóstico da geração de resíduos de óleo e gorduras residuais de uso alimentício, gerados nos estabelecimentos comerciais de Santo André.

De acordo com o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia, Edi Ferreira dos Santos, o diagnóstico deve ser concluído em dezembro, e será realizado pela Consultoria Ambitri. “Estes dados nos permitirão trabalhar ações de controle e orientação dos comerciantes para a correta destinação destes resíduos. A empresa contratada está percorrendo, desde a metade de setembro, os principais centros comerciais da cidade, e levantando dados de geração e descarte deste tipo de resíduo junto aos bares, lanchonetes, restaurantes e similares”, explica o diretor.

Dados ambientais – Quando descartado de forma incorreta, óleos e gorduras contribuem para a contaminação da água e do solo, além de estimular o aumento do número de vetores no ambiente urbano.

De acordo com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estima-se que no Estado de São Paulo são adquiridos cerca de 9,186 kg de óleos e gorduras per capita ao ano. Isto equivale a um consumo mensal aproximado de 538 toneladas de óleo de cozinha no município de Santo André.

O que muitos não sabem é que muitas vezes esses resíduos são descartados de forma incorreta, geralmente jogados em pias e tubulações. Essas práticas, além de ambientalmente inadequadas, ocasionam problemas de entupimento das redes de esgoto. Em média, são realizadas diariamente 18 desobstruções, das quais 55% estão diretamente ligadas ao descarte incorreto de óleos e gorduras.

Hoje, Santo André já conta com uma rede de pontos para entrega voluntária de óleo de cozinha, por meio das 17 Estações de Coleta do Semasa e também nas Escolas Públicas Municipais. Os endereços e os horários de funcionamento destes ecopontos podem ser conferidos aqui.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...