14/07/2014 Semasa encerra sétima turma do curso de educação ambiental para a melhor idade

Resgate ambiental histórico mostrou aos participantes a transformação da paisagem urbana

 

Santo André, 14 de julho de 2014 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio de seu Departamento de Gestão Ambiental, encerrou com um arraial ambiental a sétima turma do curso de educação ambiental para a idosos.

 

Essa turma, composta por participantes do Grupo de Reciprocidade do Parque Novo Oratório, e que integram o Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André), teve início em março e contou com 13 encontros.

 

A gerente de educação e mobilização ambiental da autarquia, Eriane Justo Luiz Savóia, explica que o programa abordou conteúdo teórico e prático que permitiu o resgate ambiental histórico, demonstrando aos participantes a forma como o meio ambiente se transformou ao longo dos anos. “O grupo teve a oportunidade de conhecer os equipamentos de educação ambiental do município e de participar de dinâmicas e de palestras informativas.  A principal finalidade é compartilhar, informar e sensibilizar o idoso quanto os conceitos socioambientais relevantes na comunidade.”

 

O programa – O curso de educação ambiental para a melhor idade teve início em 2010, e até o momento o Semasa já capacitou sete grupos do Crisa e um grupo da Faculdade da Terceira Idade da Fundação Santo André.

 

O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Inclusão e Assistência Social e com a Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Museu de Santo André. Este último é responsável por fornecer imagens de seu acervo, possibilitando que os grupos possam perceber as transformações nas paisagens de suas comunidades.

 

Podem participar do projeto pessoas acima de 60 anos que estejam inseridas em algum grupo organizado, como ONGs, instituições assistenciais, faculdades e no próprio Crisa.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...