06/06/2014 Centro de Referência promove palestra sobre arborização e manejo de áreas verdes dia 9/6

Apresentação abre o ciclo de palestras ambientais que fazem parte da programação especial do Mês do Meio Ambiente

 

Santo André, 06 de maio de 2014 – O Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André inicia na próxima segunda-feira (9/6) o ciclo de palestras que faz parte da programação especial em comemoração ao Mês do Meio Ambiente. Nos dias 9, 10 e 11, o espaço do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) trará convidados que debaterão algumas temáticas ambientais. A programação foi elaborada pelo Departamento de Gestão Ambiental da autarquia.

 

No primeiro dia, o Semasa recebe o professor e engenheiro agrônomo, membro da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Luiz Gustavo Ripani Ruiz Morales, que apresentará a palestra “GUIA – Gestão Urbana Integrada da Arborização”. Durante o encontro, serão abordadas as principais técnicas de manejo nas áreas verdes.

 

Resíduos sólidos – No dia 10/6 o Centro de Referência recebe a palestra “Programa de Coleta Seletiva de Santo André. 15 anos – balanço, desafios e perspectivas”, que abordará as diversas frentes de atuação na gestão do programa de coleta seletiva andreense.

 

Serão apresentados o histórico do programa e o estudo da caracterização gravimétrica de resíduos, que aponta um amplo panorama sobre o que é efetivamente descartado no lixo, além das perspectivas e oportunidades da Política Nacional de Resíduos Sólidos para catadores e para as cidades.

 

A última palestra do ciclo do Centro de Referência ocorre na quarta-feira (11/6). A apresentação abordará a temática sobre tecnologias para tratamento e disposição final de resíduos sólidos. As técnicas de aterro sanitário, mass burning e biodigestores serão algumas das discutidas.

 

Mês do Meio Ambiente – O Semasa e a Prefeitura prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade.

 

Estão previstas gincanas, brincadeiras, exposições, oficinas entre outros. A programação completa – que traz também as atividades preparadas pelo Parque Escola e pela Vila de Paranapiacaba – pode ser acessada no site do Semasa em www.semasa.sp.gov.br.

 

 

SERVIÇO

Mês do Meio Ambiente de Santo André

Palestra: “GUIA – Gestão Urbana Integrada da Arborização”

Data: 09/06/2014

Convidado: Prof. Eng. Agrônomo Luiz Gustavo Ripani Ruiz Morales

Local: Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André

Endereço: Avenida José Caballero, 143 – Vila Bastos – Santo André (no piso térreo do Prédio Sede do Semasa)

Horário: 18h30 às 21h30

Inscrições: www.semasa.sp.gov.br

Gratuito

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

25/03/2024: Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

Entidades representantes de povos e comunidades tradicionais poderão se inscrever para vagas no Comugesan Santo André, 25 de março de 2024 – O Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (Comugesan) está com inscrições abertas para eleição complementar de vagas remanescentes destinadas exclusivamente a entidades da sociedade civil representantes de povos e comunidades tradicionais de Santo André. A eleição acontece no dia 21 de maio e os interessados podem se inscrever até 20 de abril. Os...

Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

22/03/2024: Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

Moradores foram autuados; disposição ilegal de materiais tem sido frequente na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para reformas Santo André, 22 de março de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou moradores por descarte irregular de materiais na manhã desta sexta-feira (22), no Parque Erasmo Assunção. Os resíduos foram colocados na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para passar por obras de reforma. Desde...

Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

22/03/2024: Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

Locais descumpriram a legislação vigente e já haviam sido autuados pela fiscalização ambiental Santo André, 22 de março de 2023 – Dando continuidade às ações para garantir o sossego público e o combate à poluição sonora, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou a interdição de dois bares nesta sexta-feira (22) por infrações relacionadas à emissão de ruído excessivo. Ambos os locais promoviam eventos com música ao vivo, especialmente no período noturno, e apresentavam recorrência...

Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

22/03/2024: Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

Programa andreense que troca recicláveis por hortifrúti foi finalista na categoria “Cidade Sustentável” Santo André, 21 de março de 2024 – O programa Moeda Verde mais uma vez obteve reconhecimento nacional por ser uma iniciativa que contribui para a construção de um futuro mais sustentável. Nesta quinta-feira (21), a ação andreense foi uma das três finalistas do prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, edição brasileira do maior evento de tecnologia do mundo, o Smart City Expo World Congress,...