06/06/2014 Centro de Referência promove palestra sobre arborização e manejo de áreas verdes dia 9/6

Apresentação abre o ciclo de palestras ambientais que fazem parte da programação especial do Mês do Meio Ambiente

 

Santo André, 06 de maio de 2014 – O Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André inicia na próxima segunda-feira (9/6) o ciclo de palestras que faz parte da programação especial em comemoração ao Mês do Meio Ambiente. Nos dias 9, 10 e 11, o espaço do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) trará convidados que debaterão algumas temáticas ambientais. A programação foi elaborada pelo Departamento de Gestão Ambiental da autarquia.

 

No primeiro dia, o Semasa recebe o professor e engenheiro agrônomo, membro da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Luiz Gustavo Ripani Ruiz Morales, que apresentará a palestra “GUIA – Gestão Urbana Integrada da Arborização”. Durante o encontro, serão abordadas as principais técnicas de manejo nas áreas verdes.

 

Resíduos sólidos – No dia 10/6 o Centro de Referência recebe a palestra “Programa de Coleta Seletiva de Santo André. 15 anos – balanço, desafios e perspectivas”, que abordará as diversas frentes de atuação na gestão do programa de coleta seletiva andreense.

 

Serão apresentados o histórico do programa e o estudo da caracterização gravimétrica de resíduos, que aponta um amplo panorama sobre o que é efetivamente descartado no lixo, além das perspectivas e oportunidades da Política Nacional de Resíduos Sólidos para catadores e para as cidades.

 

A última palestra do ciclo do Centro de Referência ocorre na quarta-feira (11/6). A apresentação abordará a temática sobre tecnologias para tratamento e disposição final de resíduos sólidos. As técnicas de aterro sanitário, mass burning e biodigestores serão algumas das discutidas.

 

Mês do Meio Ambiente – O Semasa e a Prefeitura prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade.

 

Estão previstas gincanas, brincadeiras, exposições, oficinas entre outros. A programação completa – que traz também as atividades preparadas pelo Parque Escola e pela Vila de Paranapiacaba – pode ser acessada no site do Semasa em www.semasa.sp.gov.br.

 

 

SERVIÇO

Mês do Meio Ambiente de Santo André

Palestra: “GUIA – Gestão Urbana Integrada da Arborização”

Data: 09/06/2014

Convidado: Prof. Eng. Agrônomo Luiz Gustavo Ripani Ruiz Morales

Local: Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André

Endereço: Avenida José Caballero, 143 – Vila Bastos – Santo André (no piso térreo do Prédio Sede do Semasa)

Horário: 18h30 às 21h30

Inscrições: www.semasa.sp.gov.br

Gratuito

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...