04/06/2014 Santo André realiza Consulta Pública para aperfeiçoamento da Lei Municipal de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo

Santo André, 04 de junho de 2014 – Santo André se prepara para aperfeiçoar sua legislação tanto para a área urbana como para suas áreas de proteção ambiental, através da regulamentação de sua Lei de Uso Ocupação e Parcelamento do Solo (LUOPS). Por conta disso, na próxima segunda-feira (09/06), às 19h, a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentarão um processo de consulta pública para acolher sugestões e debater com os Conselhos Municipais e toda a sociedade civil a proposta do poder executivo municipal para esta lei, antes do envio do documento à Câmara dos Vereadores.

 

O evento do dia 09 de junho será mais uma etapa de ampliação do diálogo social para discutir suas políticas públicas através de uma lei vital para a cidade como é a LUOPS. Haverá oportunidade para toda a sociedade civil enviar sugestões de modo virtual, a ser disponibilizado pelos sites da Prefeitura e do Semasa. Estas sugestões serão sistematizadas e apresentadas para o COMUGESAN (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André) e o CMPU (Conselho Municipal de Política Urbana).

 

Sobre a LUOPS – A Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo andreense tem sido desenvolvida pela Prefeitura e Semasa para a Macrozona Urbana para a Macrozona de Proteção Ambiental, que compreende a Área de Proteção e Recuperação de Mananciais da Billings em Santo André.

 

Manancial ganha regulação inédita – A regulamentação municipal do uso e ocupação do solo para a Macrozona de Proteção Ambiental é uma novidade, pois dará ao município condição de melhorar a compatibilização das ações urbanísticas e de conservação para a Área de Proteção e Recuperação de Mananciais – Billings (APRM-B), que corresponde a 55% do território da cidade, além de adequar a legislação municipal à Lei Específica da Billings, sancionada em 2009.

 

Pensando nisso, o Governo Municipal, sob a coordenação do Semasa e da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, deu prioridade para ouvir primeiro os moradores de mananciais, oferecendo uma oportunidade de esclarecer dúvidas e acolher sugestões.  Os bairros que participaram foram Recreio da Borda do Campo, Parque Miami, Jardim Riviera, Parque Andreense, Parque América e Paranapiacaba. Os encontros reuniram um total de 540 participantes.

 

Cabe lembrar que a Lei Específica da Billings (13.579/2009) mantém o foco na proteção dos mananciais tendo em vista a manutenção de sua função produtora de água para o abastecimento público. Mas também concede ao município maior autonomia para implantar saneamento ambiental e infraestrutura urbana compatível com os mananciais. A conservação dos mananciais tem sido tema de grande debate frente o “estresse hídrico” – no qual o Semasa saiu na frente para orientar a população, lançando, ainda em novembro, a campanha “Economizar é fácil, ficar sem é difícil”.

 

O desafio da LUOPS nessas áreas é aperfeiçoar e reafirmar os compromissos com a conservação e recuperação ambiental, e, ao mesmo tempo, garantir melhor qualidade de vida aos seus moradores, cumprindo uma etapa essencial à regularização dos imóveis preexistentes a 2009.

 

Também inovará na visão de conservação para além da proteção aos recursos hídricos, garantindo a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica, e regulando atividades econômicas compatíveis com desenvolvimento sustentável, como agroecologia, aquicultura e manejo de espécies nativas.

 

O que a nova lei trará aos mananciais:

. Definição de tipos de usos para lotes residenciais, não-residenciais e mistos.

. Zoneamento para a ocupação do solo, conforme a capacidade de suporte e vulnerabilidade ambiental.

. Regras de aprovação de loteamento e desmembramentos.

. Definição de tamanho mínimo do lote, o índice de área verde a ser preservado, índice de área não edificável e recuos mínimos laterais e frontais.

. Definição sobre as atividades econômicas e serviços compatíveis com os mananciais, como nas Zonas de Desenvolvimento Econômico e Zona de Patrimônio Histórico.

. Uma inédita classificação de vias/ruas e sinalização de trânsito.

. E, finalmente tratará de formas de fiscalização e penalidades.

 

Serviço

Solenidade de Apresentação de Consulta Pública do Projeto de Lei do Executivo para a LUOPS (Lei de Uso Ocupação e Parcelamento do Solo) para área urbana e manancial

Data: 09/06/2014

Horário: 19h às 22h

Local: Salão Burle Marx

Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Prédio Executivo – 9º andar

Confirmação de presença pelo telefone: 4433-9605 ou 4433-0450

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

24/03/2023: Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro Estabelecimentos foram autuados repetidas vezes pela Fiscalização Ambiental do Semasa por excesso de ruído Santo André – 24 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou operação na manhã desta sexta-feira (24) para apreender equipamentos e caixas de som de quatro bares da região do Centro de Santo André. A ação contou com apoio da Guarda Civil...

Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

23/03/2023: Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

Aterro Sanitário administrado pelo Semasa também é um dos melhores equipamentos públicos da Região Metropolitana Santo André, 18 de março de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André é a melhor do Estado de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Com nota 9,38, a avaliação estadual classifica os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento...

Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

21/03/2023: Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

Ações do Semasa ocorreram em parceria com a GCM e a PM Santo André, 21 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou nova operação neste último final de semana (dias 17 e 18/3) para combater os problemas de poluição sonora na cidade e autuou 28 estabelecimentos por ruído excessivo. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, efetuando vistorias em 15 bairros:...

Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

17/03/2023: Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

Semasa chegou a gastar mais de R$ 100 mil por ano com serviços de limpeza na Avenida Cândido Camargo Santo André, 17 de março de 2023 – Passados seis meses desde a abertura da Estação de Coleta Ana Maria, no Jardim Ana Maria, em Santo André, o ecoponto sanou um problema antigo: o ponto de descarte irregular de resíduos que existia há mais de 15 anos na Avenida Cândido Camargo, no próprio terreno onde foi construído o equipamento. Morador...