28/05/2014 Semasa promove 1º Seminário sobre áreas de preservação permanente

Evento, que faz parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente, vai discutir procedimentos para licenciamento nas APPS Urbanas

 

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove, no dia 3 de junho, das 8h às 17h30, no Auditório Heleny Guariba, o 1º Seminário de APPs (Áreas de Preservação Permanente) Urbanas do Grande ABC. O objetivo é debater os procedimentos e entraves que envolvem os licenciamentos ambientais em APPs no meio urbano. Além das palestras programadas, haverá espaço para perguntas e debates.

 

O evento contará com profissionais e técnicos da área ambiental, reconhecidos em todo o Brasil, que realizarão palestras e também mediarão os debates. O último deles, que ocorrerá entre 16h e 17h, terá como mediador o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr..

 

Programação – A primeira palestra do dia será comandada pelo consultor jurídico na área ambiental e ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santa Catarina, Marcelo Buzaglo Dantas, que discorrerá sobre a aplicabilidade do novo Código Florestal Brasileiro (Lei Federal 12.651/2012) na realidade urbana.

 

Na sequência, a professora-doutora da FAU-USP  (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), Maria Lúcia Refinetti Martins, apresentará o tema “Elementos para pensar a questão ambiental urbana”, na qual fará um contraponto entre a preservação do meio ambiente e as questões voltadas à moradia e ocupação humana.

 

Após o almoço, o diretor do Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, engenheiro Carlos Pedro Bastos, apresentará a experiência andreense no licenciamento ambiental e alguns exemplos de licenciamento em APPs na área urbana do município.

 

Na sequência, o assessor da Diretoria e Controle de Licenciamento da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo), Antonio Luiz Lima de Queiroz, fará uma explanação sobre as dificuldades encontradas e os encaminhamentos  dados pelo órgão estadual em relação aos licenciamentos nestas áreas de proteção.

 

Na última apresentação do seminário, a presidente da Regional São Paulo da Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente) e secretária de Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara de Lima Carvalho, comentará sobre as experiências dos munícipios responsáveis por expedir licenças ambientais e a relação com as APPs urbanas.

 

Promovido pelo Semasa, o seminário conta com o com o apoio do LabHab (Laboratório de Habitação e Assentamento Humano) da FAU-USP, da PROEX (Pró-Reitoria de Extensão) da UFABC (Universidade Federal do ABC) e da Anamma. O Auditório Heleny Guariba fica no Paço Municipal de Santo André, ao lado do Teatro Municipal.

 

A programação completa poderá ser conhecida no site do Semasa em www.semasa.sp.gov.br.

 

Mês do Meio Ambiente – O Semasa e a Prefeitura prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade.

Estão previstas gincanas, brincadeiras, exposições, oficinas entre outros. A programação completa pode ser acessada no site do Semasa em www.semasa.sp.gov.br.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...

Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

02/02/2024: Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

Município do interior de São Paulo já é o segundo deste ano a se interessar pela iniciativa andreense Santo André, 1º de fevereiro de 2024 – O programa Moeda Verde segue conquistando os olhares e as atenções dos gestores públicos do Estado. Nesta quinta-feira (1º), representantes da cidade de João Ramalho estiveram em Santo André para conhecer de perto a iniciativa andreense que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrútis, contribuindo para a limpeza do município, o bem-estar e qualidade...