24/05/2014 Ação integrada de saúde e saneamento movimenta moradores do Conjunto Ayrton Senna, no Alzira Franco, neste sábado (24/5)

Para intensificar o combate à dengue e conscientizar os moradores sobre disposição correta de resíduos sólidos e uso racional da água, a Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizam amanhã (24/5) ação educativa integrada de saúde e saneamento ambiental no Conjunto Habitacional Ayrton Senna, do bairro Alzira Franco.

 

A ação foi uma solicitação da associação dos moradores do conjunto, que enfrentam alguns problemas por conta do descarte de lixo irregular em uma área verde próxima.

 

O acúmulo de resíduos acaba ocasionando a proliferação de animais roedores e outros vetores, inclusive o do mosquito da dengue. A Prefeitura, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, fará orientação casa a casa sobre a proliferação da dengue, além de cuidados em caso de sintomas.

 

Economia de água – Cerca de 300 famílias do conjunto habitacional poderão participar das atividades no dia. Estão previstas minipalestras com a ETA (Estação de Tratamento de Água) Portátil do Semasa, que permitirá que os moradores possam compreender um pouco mais sobre todo o processo de tratamento da água.

 

Alinhado à nova fase da campanha de economia de água, no dia da ação, os munícipes receberão dicas de economia de água e orientações para melhor compreender as contas de saneamento.

 

Além disso, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental (Gema) da autarquia promoverá atividades educativas para o público infantil, com a exibição de filmes, jogos e oficinas que abordarão a temática ambiental, com o objetivo de conscientizar crianças e adultos sobre as questões de conservação dos recursos hídricos e preservação do ambiente.

 

Limpeza – A equipe do Departamento de Resíduos Sólidos e da Gema orientarão a todos sobre como descartar o lixo de forma adequada, entregando folhetos e cartilhas aos moradores interessados.

 

Haverá também mutirão de limpeza, que pretende recolher resíduos dispostos em locais inadequados, varrição e capina de calçadas. O Departamento de Manutenção e Operação do Semasa já realizou a limpeza do escadão hidráulico, que fica localizado ao lado do conjunto. O equipamento é utilizado para escoar a água das chuvas e estava cheio de resíduos.

 

Defesa Civil – A Defesa Civil de Santo André também estará presente apresentando os cuidados e procedimentos de segurança para o manuseio de gás de cozinha.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...