10/04/2014 Semasa prepara campanha para ampliar ainda mais economia de água em Santo André

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começa a preparar a ampliação da sua campanha pela economia de água para reduzir ainda mais o consumo por morador da cidade. A medida é necessária para colaborar com as medidas que visam amenizar a crise hídrica pela qual passa a Região Metropolitana de São Paulo. Por enquanto, a Sabesp não vai reduzir a vazão de água para Santo André.

 

Atualmente, cada habitante de Santo André consome 200 litros de água ou até mais por dia e o ideal é que este volume caia para 150 litros. “O nosso consumo per capita é muito alto. Dá pra gente conseguir um número melhor”, disse o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, acrescentando que, para isso, o Semasa fará um revezamento na distribuição da água no Setor Paraíso sem provocar  intermitência para a casa das pessoas.

 

Ney explicou que, desde novembro, quando o Semasa iniciou sua campanha pelo uso racional de água, Santo André como um todo reduziu o consumo em 80 litros de água por segundo. A meta, segundo ele, é diminuir este consumo em 300 litros de água por segundo.

 

Para fazer essa economia, Ney adiantou que o Semasa vai controlar um pouco mais a saída de água dos reservatórios do Setor Paraíso, que é servido pelo Sistema Rio Grande. “A Sabesp manda todo dia para este setor cerca de 400 litros de água por segundo. Não precisamos de tudo isso durante todo o dia”, disse.

 

O superintende explicou que os reservatórios (caixas de água do Semasa) do Setor Paraíso vão trabalhar com níveis mais baixos de reservação. “Pela manhã terá água, de noite terá água e, durante o dia (quando o consumo é menor), vamos dar uma segurada (no envio de água para as casas)”, disse o superintendente.

 

Ney lembra que, em Santo André, 36.562 residências (22% das casas) conseguiram reduzir o seu consumo em mais de 20% em março e tiveram desconto de 30% no valor da conta de água. Ao todo, porém, 86.006 fizeram alguma economia, ou mais de 50% das casas da cidade. “Se mais de 36 mil conseguiram o desconto, dá para economizar mais”, disse.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...