07/03/2014 Orientação sobre economia de água chega às escolas

Programa Reágua tem reformas, mas também muitas ações de educação ambiental

 

Começa na próxima segunda-feira (10/03) a etapa de sensibilização do Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas (Reágua) em Santo André. Implantado nas escolas municipais pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o Reágua tem como objetivo evitar o desperdício de água nas unidades de ensino. Para isso, além da educação ambiental envolvendo alunos e professores, também serão realizadas reformas e manutenções em equipamentos hidráulicos das escolas. Ao todo, cerca de 30 mil alunos de 44 escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental (Emeifs) e 29 creches serão beneficiados, além de pelo menos 200 professores.

 

A etapa de sensibilização terá 18 meses e contará com visitas monitoradas dos estudantes à Estação de Tratamento de Água (ETA) Guarará e ao Parque do Pedroso. Eles também terão palestras, assistirão ao Cinema Ambiental e participarão de jogos educativos, entre outros.

 

Também a partir de março, cerca de 200 professores poderão participar de um curso de formação. O objetivo é que eles sejam multiplicadores das informações sobre uso racional da água na comunidade escolar.

 

Em fevereiro, as escolas já tiveram atividades do Reágua, com a apresentação do esquete teatral  “Cid, o robô do futuro de Santo André” e a atividade “A Gotinha Feliz X A Gotinha Triste”. Cerca de 10 mil crianças participaram. O esquete leva às escolas o robô Cid, que vem do futuro, onde há falta de água, e pede às crianças que economizem e expliquem a seus pais a importância de não desperdiçar água. Já a atividade envolvendo “As Gotinhas” é interativa. Usando cartões com imagens de diversos usos de água, as crianças ajudam a equipe do Semasa a dizer quando há economia e quando há desperdício.

 

O contrato com o Reágua foi assinado pelo prefeito Carlos Grana, o superintendente do Semasa Sebastião Ney Vaz Júnior e o secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni.

 

Durante 2013, técnicos do Semasa fizeram um diagnóstico nas escolas para analisar todos os equipamentos hidráulicos com o objetivo de verificar o consumo médio, detectar vazamentos e contabilizar os que necessitam de troca ou manutenção. Até fevereiro, o Semasa iniciou o trabalho em 11 das 68 unidades escolares que precisarão de intervenções.

 

Os recursos para o convênio são da ordem de R$ 1,5 milhão e provenientes de empréstimos entre o Banco Mundial e o Estado. Os investimentos iniciais, porém, serão do Semasa.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...