07/03/2014 Orientação sobre economia de água chega às escolas

Programa Reágua tem reformas, mas também muitas ações de educação ambiental

 

Começa na próxima segunda-feira (10/03) a etapa de sensibilização do Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas (Reágua) em Santo André. Implantado nas escolas municipais pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o Reágua tem como objetivo evitar o desperdício de água nas unidades de ensino. Para isso, além da educação ambiental envolvendo alunos e professores, também serão realizadas reformas e manutenções em equipamentos hidráulicos das escolas. Ao todo, cerca de 30 mil alunos de 44 escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental (Emeifs) e 29 creches serão beneficiados, além de pelo menos 200 professores.

 

A etapa de sensibilização terá 18 meses e contará com visitas monitoradas dos estudantes à Estação de Tratamento de Água (ETA) Guarará e ao Parque do Pedroso. Eles também terão palestras, assistirão ao Cinema Ambiental e participarão de jogos educativos, entre outros.

 

Também a partir de março, cerca de 200 professores poderão participar de um curso de formação. O objetivo é que eles sejam multiplicadores das informações sobre uso racional da água na comunidade escolar.

 

Em fevereiro, as escolas já tiveram atividades do Reágua, com a apresentação do esquete teatral  “Cid, o robô do futuro de Santo André” e a atividade “A Gotinha Feliz X A Gotinha Triste”. Cerca de 10 mil crianças participaram. O esquete leva às escolas o robô Cid, que vem do futuro, onde há falta de água, e pede às crianças que economizem e expliquem a seus pais a importância de não desperdiçar água. Já a atividade envolvendo “As Gotinhas” é interativa. Usando cartões com imagens de diversos usos de água, as crianças ajudam a equipe do Semasa a dizer quando há economia e quando há desperdício.

 

O contrato com o Reágua foi assinado pelo prefeito Carlos Grana, o superintendente do Semasa Sebastião Ney Vaz Júnior e o secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni.

 

Durante 2013, técnicos do Semasa fizeram um diagnóstico nas escolas para analisar todos os equipamentos hidráulicos com o objetivo de verificar o consumo médio, detectar vazamentos e contabilizar os que necessitam de troca ou manutenção. Até fevereiro, o Semasa iniciou o trabalho em 11 das 68 unidades escolares que precisarão de intervenções.

 

Os recursos para o convênio são da ordem de R$ 1,5 milhão e provenientes de empréstimos entre o Banco Mundial e o Estado. Os investimentos iniciais, porém, serão do Semasa.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

21/09/2023: Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

Semasa apresentou, nesta semana, cinco trabalhos técnicos em evento promovido pela Assemae Santo André, 21 de setembro de 2023 – Programas, projetos, obras e outras ações reconhecidas por fortalecer a gestão integrada de resíduos sólidos de Santo André foram expostos, nesta semana, em um evento que reuniu autarquias de todo o Brasil. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participou do 51º Congresso da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), em Poços de Caldas,...

Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

06/09/2023: Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

Iniciativa é inédita no ABC e visa desenvolver ações baseadas em desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de trabalho e renda Santo André, 6 de setembro de 2023 – A Prefeitura de Santo André instituiu, por meio do decreto nº 18.135, o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis. Trata-se de uma iniciativa inédita na região do ABC para formular políticas públicas a esses profissionais, por meio de três eixos principais: desenvolvimento humano, capacitação profissional e...

Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

04/09/2023: Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

Cerca de 200 pessoas participaram de passeios monitorados pelo Semasa na maior Unidade de Conservação de Santo André Santo André, 4 de setembro de 2023 – Cuidar do nosso planeta é fundamental para garantir um futuro mais sustentável e saudável para as próximas gerações. Com esse foco, e visando sensibilizar a população para a importância do contato com a natureza, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove trilhas monitoradas no Parque do Pedroso, a maior...

Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

25/08/2023: Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

Localizado na Avenida José Fernando de Medina Braga, ecoponto entrou em operação nesta sexta-feira Santo André, 25 de agosto de 2023 – Após acompanhar todo o processo de construção da Estação de Coleta Jardim Cristiane, agora o aposentado Heitor Menarbino, de 73 anos, vai poder utilizar o ecoponto, ajudando, inclusive, a orientar quem ainda não sabe como funciona o equipamento público. Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...