26/02/2014 Delegação chilena visita Aterro Sanitário de Santo André

Grupo veio buscar informações para implantar coleta seletiva na cidade de Dalcahue

 

Uma delegação de gestores municipais e vereadores da cidade, ou comuna, de Dalcahue, no Chile, visitou a sede do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e o Aterro Sanitário Municipal na última segunda-feira, dia 24, para conhecer a forma como o município faz a gestão de seus resíduos sólidos e a reciclagem do lixo.

 O grupo, que também visitou São Paulo e Guarujá, veio ao Brasil para buscar informações e trocar experiências sobre questões ambientais e destinação do lixo, já que a municipalidade de Dalcahue, que tem 13,2 mil habitantes, pretende implantar a reciclagem nos próximos anos.

O administrador municipal Pablo Andre Lemus Peña, que exerce em Dalcahue função semelhante à de um vice-prefeito no Brasil, contou que a cidade produz 10 mil toneladas de lixo por ano e planeja, além da reciclagem, implantar um novo aterro sanitário.

Recebida pelo superintende do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, a delegação primeiro assistiu a uma apresentação sobre as atribuições da autarquia. Depois, seguiu para o aterro, no bairro Cidade São Jorge, acompanhada pelo coordenador de coleta seletiva da autarquia, Robson Moreno, e pela fiscal de resíduos sólidos Vilma Lúcia da Rosa. Lá, o grupo também foi recebido pelo gerente de tratamento e disposição final de resíduos sólidos do Semasa, Eudes Farina Gandolpho.

Além da área já encerrada do aterro, a delegação chilena conheceu a parte da ampliação de 12 mil m², que será aberta em breve. Também pode conhecer os trabalhos de incineração de lixo infectante, de reaproveitamento de madeira e os galpões de reciclagem, onde acompanhou a separação feita pelos membros das cooperativas.

Pablo disse que a visita ao Aterro de Santo André foi muito importante para ajudar Dalcahue no seu desafio de implantar a reciclagem e criar um novo espaço para destinar o lixo. “Temos um aterro há 20 anos, mas sua vida útil é de apenas dois anos. E temos três anos para fazer essas mudanças, que é o tempo na nossa gestão em Dalcahue”, contou.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

24/03/2023: Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro Estabelecimentos foram autuados repetidas vezes pela Fiscalização Ambiental do Semasa por excesso de ruído Santo André – 24 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou operação na manhã desta sexta-feira (24) para apreender equipamentos e caixas de som de quatro bares da região do Centro de Santo André. A ação contou com apoio da Guarda Civil...

Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

23/03/2023: Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

Aterro Sanitário administrado pelo Semasa também é um dos melhores equipamentos públicos da Região Metropolitana Santo André, 18 de março de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André é a melhor do Estado de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Com nota 9,38, a avaliação estadual classifica os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento...

Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

21/03/2023: Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

Ações do Semasa ocorreram em parceria com a GCM e a PM Santo André, 21 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou nova operação neste último final de semana (dias 17 e 18/3) para combater os problemas de poluição sonora na cidade e autuou 28 estabelecimentos por ruído excessivo. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, efetuando vistorias em 15 bairros:...

Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

17/03/2023: Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

Semasa chegou a gastar mais de R$ 100 mil por ano com serviços de limpeza na Avenida Cândido Camargo Santo André, 17 de março de 2023 – Passados seis meses desde a abertura da Estação de Coleta Ana Maria, no Jardim Ana Maria, em Santo André, o ecoponto sanou um problema antigo: o ponto de descarte irregular de resíduos que existia há mais de 15 anos na Avenida Cândido Camargo, no próprio terreno onde foi construído o equipamento. Morador...