26/02/2014 Delegação chilena visita Aterro Sanitário de Santo André

Grupo veio buscar informações para implantar coleta seletiva na cidade de Dalcahue

 

Uma delegação de gestores municipais e vereadores da cidade, ou comuna, de Dalcahue, no Chile, visitou a sede do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e o Aterro Sanitário Municipal na última segunda-feira, dia 24, para conhecer a forma como o município faz a gestão de seus resíduos sólidos e a reciclagem do lixo.

 O grupo, que também visitou São Paulo e Guarujá, veio ao Brasil para buscar informações e trocar experiências sobre questões ambientais e destinação do lixo, já que a municipalidade de Dalcahue, que tem 13,2 mil habitantes, pretende implantar a reciclagem nos próximos anos.

O administrador municipal Pablo Andre Lemus Peña, que exerce em Dalcahue função semelhante à de um vice-prefeito no Brasil, contou que a cidade produz 10 mil toneladas de lixo por ano e planeja, além da reciclagem, implantar um novo aterro sanitário.

Recebida pelo superintende do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, a delegação primeiro assistiu a uma apresentação sobre as atribuições da autarquia. Depois, seguiu para o aterro, no bairro Cidade São Jorge, acompanhada pelo coordenador de coleta seletiva da autarquia, Robson Moreno, e pela fiscal de resíduos sólidos Vilma Lúcia da Rosa. Lá, o grupo também foi recebido pelo gerente de tratamento e disposição final de resíduos sólidos do Semasa, Eudes Farina Gandolpho.

Além da área já encerrada do aterro, a delegação chilena conheceu a parte da ampliação de 12 mil m², que será aberta em breve. Também pode conhecer os trabalhos de incineração de lixo infectante, de reaproveitamento de madeira e os galpões de reciclagem, onde acompanhou a separação feita pelos membros das cooperativas.

Pablo disse que a visita ao Aterro de Santo André foi muito importante para ajudar Dalcahue no seu desafio de implantar a reciclagem e criar um novo espaço para destinar o lixo. “Temos um aterro há 20 anos, mas sua vida útil é de apenas dois anos. E temos três anos para fazer essas mudanças, que é o tempo na nossa gestão em Dalcahue”, contou.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

25/03/2024: Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

Entidades representantes de povos e comunidades tradicionais poderão se inscrever para vagas no Comugesan Santo André, 25 de março de 2024 – O Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (Comugesan) está com inscrições abertas para eleição complementar de vagas remanescentes destinadas exclusivamente a entidades da sociedade civil representantes de povos e comunidades tradicionais de Santo André. A eleição acontece no dia 21 de maio e os interessados podem se inscrever até 20 de abril. Os...

Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

22/03/2024: Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

Moradores foram autuados; disposição ilegal de materiais tem sido frequente na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para reformas Santo André, 22 de março de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou moradores por descarte irregular de materiais na manhã desta sexta-feira (22), no Parque Erasmo Assunção. Os resíduos foram colocados na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para passar por obras de reforma. Desde...

Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

22/03/2024: Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

Locais descumpriram a legislação vigente e já haviam sido autuados pela fiscalização ambiental Santo André, 22 de março de 2023 – Dando continuidade às ações para garantir o sossego público e o combate à poluição sonora, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou a interdição de dois bares nesta sexta-feira (22) por infrações relacionadas à emissão de ruído excessivo. Ambos os locais promoviam eventos com música ao vivo, especialmente no período noturno, e apresentavam recorrência...

Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

22/03/2024: Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

Programa andreense que troca recicláveis por hortifrúti foi finalista na categoria “Cidade Sustentável” Santo André, 21 de março de 2024 – O programa Moeda Verde mais uma vez obteve reconhecimento nacional por ser uma iniciativa que contribui para a construção de um futuro mais sustentável. Nesta quinta-feira (21), a ação andreense foi uma das três finalistas do prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, edição brasileira do maior evento de tecnologia do mundo, o Smart City Expo World Congress,...