26/02/2014 Delegação chilena visita Aterro Sanitário de Santo André

Grupo veio buscar informações para implantar coleta seletiva na cidade de Dalcahue

 

Uma delegação de gestores municipais e vereadores da cidade, ou comuna, de Dalcahue, no Chile, visitou a sede do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e o Aterro Sanitário Municipal na última segunda-feira, dia 24, para conhecer a forma como o município faz a gestão de seus resíduos sólidos e a reciclagem do lixo.

 O grupo, que também visitou São Paulo e Guarujá, veio ao Brasil para buscar informações e trocar experiências sobre questões ambientais e destinação do lixo, já que a municipalidade de Dalcahue, que tem 13,2 mil habitantes, pretende implantar a reciclagem nos próximos anos.

O administrador municipal Pablo Andre Lemus Peña, que exerce em Dalcahue função semelhante à de um vice-prefeito no Brasil, contou que a cidade produz 10 mil toneladas de lixo por ano e planeja, além da reciclagem, implantar um novo aterro sanitário.

Recebida pelo superintende do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, a delegação primeiro assistiu a uma apresentação sobre as atribuições da autarquia. Depois, seguiu para o aterro, no bairro Cidade São Jorge, acompanhada pelo coordenador de coleta seletiva da autarquia, Robson Moreno, e pela fiscal de resíduos sólidos Vilma Lúcia da Rosa. Lá, o grupo também foi recebido pelo gerente de tratamento e disposição final de resíduos sólidos do Semasa, Eudes Farina Gandolpho.

Além da área já encerrada do aterro, a delegação chilena conheceu a parte da ampliação de 12 mil m², que será aberta em breve. Também pode conhecer os trabalhos de incineração de lixo infectante, de reaproveitamento de madeira e os galpões de reciclagem, onde acompanhou a separação feita pelos membros das cooperativas.

Pablo disse que a visita ao Aterro de Santo André foi muito importante para ajudar Dalcahue no seu desafio de implantar a reciclagem e criar um novo espaço para destinar o lixo. “Temos um aterro há 20 anos, mas sua vida útil é de apenas dois anos. E temos três anos para fazer essas mudanças, que é o tempo na nossa gestão em Dalcahue”, contou.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...