13/02/2014 Parque das Nações recebe novas papeleiras amarelas

Troca foi iniciada em setembro do ano passado no centro da cidade

Depois de substituir as papeleiras da região central da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia a instalação, troca e higienização das novas lixeiras nos demais centros de bairro do município. O primeiro centro comercial a receber a segunda etapa dos novos equipamentos é o do Parque das Nações.

No ano passado, a autarquia instalou as papeleiras amarelas, com um adesivo que lembra um simpático “smile” (sorriso) e com a inscrição “Jogue limpo com a cidade”, no centro de Santo André e nos centros comerciais do Jd. Bela Vista, Vila Linda, Pq. Novo Oratório, Jd. do Estádio e parte da Vila Assunção.

Além destes locais também foram atendidas solicitações para colocação das lixeiras em praças e vias principais, como a rua Adriático, arredores do CESA Vila Floresta e Parque Regional da Criança Palhaço Estremelique, no Jaçatuba. Foram instaladas 800 novas papeleiras na cidade.

As próximas regiões que receberão os serviços serão os centros comerciais da Vila Luzita, Santa Terezinha e Vila Pires. A instalação também será finalizada na Vila Assunção. Segundo o diretor de Resíduos Sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos, a conclusão de todos estes centros comerciais está prevista para a primeira quinzena de abril.

Atualmente, o município conta com 2.000 unidades de lixeiras instaladas, mas 40% delas têm de ser repostas ao ano por conta de atos de vandalismo ou furto. A meta é chegar a 5.000 papeleiras nos próximos anos.

As papeleiras são importantes ferramentas de combate às enchentes e de garantia da limpeza urbana, evitando que os resíduos descartados cheguem às galerias de águas pluviais e aos bueiros, garantindo assim o funcionamento dos sistemas de drenagem da cidade.

Papeleiras azuis – As antigas lixeiras azuis ainda conviverão com as novas. As que estiverem em bom estado estão sendo recolhidas e higienizadas. Elas vão receber nova adesivação e serão alocadas em outros pontos de grande fluxo de pedestres do município.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...