07/02/2014 Santo André inicia a segunda etapa da Operação Obra Limpa

Empresas que ainda não se cadastraram receberão visitas dos fiscais do Semasa

 

Com o objetivo de combater o descarte irregular de resíduos de construção civil e demolição (RCD) na cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia neste mês a segunda etapa do  programa Operação Obra Limpa.

 

A ação é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal do ABC, em parceria com todas as prefeituras da região, e pretende combater este crime ambiental por meio da colaboração das empresas de caçamba e também dos moradores das sete cidades.

 

A primeira etapa ocorreu em dezembro do ano passado.Nesta segunda fase, serão realizadas visitas aos estabelecimentos que trabalham com entulho, para serem orientados quanto à adequação à Operação Obra Limpa. “Em dezembro enviamos ofício para todos os transportadores de entulho. Agora, com as visitas, será finalizado o diagnóstico de quantas e quais empresas operam na cidade”, explica o diretor de Resíduos Sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos.

 

Empresas já possuem selo de identificação do programa – A relação das primeiras empresas cadastradas está disponível no site da autarquia e também do Consórcio. Estas companhias possuem um selo de identificação que facilita na fiscalização ambiental e também permite que a população identifique quais prestadoras de serviço de caçamba fazem parte da Operação Obra Limpa.

 

“Os munícipes também devem fazer a parte deles, contratando apenas empresas que possuam o selo do programa. Dessa forma o morador evita transtornos e não corre o risco de ser responsabilizado, caso o transportador de entulho não destine adequadamente os resíduos gerados”, salienta o diretor.

 

Para obter o selo – Para obterem o selo da Operação Obra Limpa, as empresas cadastradas pela Prefeitura de Santo André no CMC (Cadastro Municipal de Contribuinte) devem fazer a solicitação pela Central de Atendimento 115 do Semasa. Após a abertura do pedido, o atendimento da área será realizado em 15 dias úteis.

 

As empresas que não possuírem cadastro junto à Prefeitura deverão regularizar-se antes de solicitar o selo. Em Santo André, 95 empresas encontram-se cadastradas no CMC.

As empresas que forem aprovadas e receberem o selo estarão listadas no site do Semasa. Para ter acesso, o link éhttp://www2.semasa.sp.gov.br/node/339.

 

Ecopontos – Em Santo André, a população pode encaminhar até 1m³ de resíduos de pequenas construções para as Estações de Coleta da cidade. O volume equivale a 10 sacos de 100 litros. Os horários e endereços dos 16 ecopontos podem ser consultados no site do Semasa.

 

Para a destinação de volumes superiores, os munícipes devem contratar empresas de caçamba.

 

Vale lembrar que o descarte irregular de resíduos, seja por parte da população ou por parte das empresas, é crime ambiental passível de multa e detenção. O valor da infração pode chegar a 10.000 FMPs (Fator Monetário Padrão – cerca de R$ 28.173,00).

 

A população pode e deve denunciar o descarte irregular ao Semasa, por meio do número 08004848115, da Central de Atendimento.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...