06/02/2014 Semasa reabre visitas monitoradas ao Aterro Sanitário

Equipamento municipal também é ferramenta de educação ambiental

Para ampliar o conhecimento da população a respeito do processo de coleta, reciclagem e destinação final de resíduos sólidos em Santo André, além de expandir as atividades de educação ambiental no município, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabre neste mês o programa de visitas monitoradas ao Aterro Sanitário.

O equipamento, localizado no bairro Cidade São Jorge, é o único aterro municipal do ABC e passa pelos trabalhos finais para voltar a receber 100% dos resíduos coletados na cidade. “As visitas monitoradas permitirão que os visitantes possam conhecer todo o trabalho da autarquia na área de resíduos sólidos”, explica o diretor de resíduos sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos.

Os grupos de visita poderão ser formados por munícipes, estudantes, entidades educacionais entre outros. No escopo da visita será oferecida uma palestra informativa, além das visitas in loco que serão realizadas no próprio aterro. Entre os locais a serem visitados estão as cooperativas de reciclagem, o ecoponto de reciclagem de madeira, a unidade de tratamento de resíduos de saúde, estações de coleta, a Usina de Triagem e Reciclagem de Papel e também a Estação de Tratamento do Efluente Percolado (chorume).

Para a visita à Usina de Triagem e Reciclagem de Papel, os participantes deverão ter mais de 5 anos. Serão formados grupos de até 30 pessoas e com no mínimo uma pessoa maior de idade responsável. Para os outros locais, a faixa etária mínima atendida é para maiores de 18 anos, e grupos de até 20 pessoas.

Professores que desejem levar seus alunos da faixa etária de 14 a 17 anos para conhecer o aterro sanitário devem entrar em contato com a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, pelo telefone 4433-9855.

Para os demais interessados, as inscrições estão disponíveis no site do Semasa, dentro do menu “Resíduos-Aterro”, ou diretamente neste link http://www2.semasa.sp.gov.br/node/376.

De acordo com o diretor, as inscrições para visitas já estão abertas e os primeiros grupos devem realizar a atividade em março.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...