06/02/2014 Semasa reabre visitas monitoradas ao Aterro Sanitário

Equipamento municipal também é ferramenta de educação ambiental

Para ampliar o conhecimento da população a respeito do processo de coleta, reciclagem e destinação final de resíduos sólidos em Santo André, além de expandir as atividades de educação ambiental no município, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabre neste mês o programa de visitas monitoradas ao Aterro Sanitário.

O equipamento, localizado no bairro Cidade São Jorge, é o único aterro municipal do ABC e passa pelos trabalhos finais para voltar a receber 100% dos resíduos coletados na cidade. “As visitas monitoradas permitirão que os visitantes possam conhecer todo o trabalho da autarquia na área de resíduos sólidos”, explica o diretor de resíduos sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos.

Os grupos de visita poderão ser formados por munícipes, estudantes, entidades educacionais entre outros. No escopo da visita será oferecida uma palestra informativa, além das visitas in loco que serão realizadas no próprio aterro. Entre os locais a serem visitados estão as cooperativas de reciclagem, o ecoponto de reciclagem de madeira, a unidade de tratamento de resíduos de saúde, estações de coleta, a Usina de Triagem e Reciclagem de Papel e também a Estação de Tratamento do Efluente Percolado (chorume).

Para a visita à Usina de Triagem e Reciclagem de Papel, os participantes deverão ter mais de 5 anos. Serão formados grupos de até 30 pessoas e com no mínimo uma pessoa maior de idade responsável. Para os outros locais, a faixa etária mínima atendida é para maiores de 18 anos, e grupos de até 20 pessoas.

Professores que desejem levar seus alunos da faixa etária de 14 a 17 anos para conhecer o aterro sanitário devem entrar em contato com a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, pelo telefone 4433-9855.

Para os demais interessados, as inscrições estão disponíveis no site do Semasa, dentro do menu “Resíduos-Aterro”, ou diretamente neste link http://www2.semasa.sp.gov.br/node/376.

De acordo com o diretor, as inscrições para visitas já estão abertas e os primeiros grupos devem realizar a atividade em março.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa entrega quadras poliesportivas de areia e área de convivência no Parque do Pedroso

26/11/2023: Semasa entrega quadras poliesportivas de areia e área de convivência no Parque do Pedroso

Pacote de melhorias inclui postes de iluminação solar, pista de acesso e placas com nova identidade visual da Unidade de Conservação Santo André, 26 de novembro de 2023 – Pé na areia, esporte, lazer, diversão e sustentabilidade. Assim foi a última edição do ano do Domingo no Pedroso, atividade promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) neste domingo (26) e que, desta vez, ainda contou com a entrega das obras de revitalização das quadras poliesportivas...

Parque do Pedroso ganha novas quadras poliesportivas e área de convivência neste domingo

23/11/2023: Parque do Pedroso ganha novas quadras poliesportivas e área de convivência neste domingo

Entrega ocorre durante o Domingo no Pedroso, que conta ainda com atividades ambientais e de lazer para toda a população Santo André, 23 de novembro de 2023 – O Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, recebe a última edição do ano do Domingo no Pedroso, neste próximo dia 26/11. Além das atividades de lazer e de educação ambiental, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também vai realizar a entrega das novas quadras poliesportivas,...

Importância do contato de crianças com a natureza é tema de minicurso do Semasa

15/11/2023: Importância do contato de crianças com a natureza é tema de minicurso do Semasa

Atividade gratuita ocorre em formato híbrido e tem vagas limitadas Santo André, 15 de novembro de 2023 – Reconhecendo os inúmeros benefícios que o contato com a natureza proporciona às pessoas, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental está com inscrições abertas para o minicurso “Bem me quer: Vivenciando a Natureza na Infância”. A formação é híbrida, conta com conteúdos on-line e um encontro presencial e ocorre...

Santo André realiza blitz em veículos a diesel para combater emissão de poluentes

15/11/2023: Santo André realiza blitz em veículos a diesel para combater emissão de poluentes

Ação integra o ProAr e ocorre até o fim da semana em diversos endereços da cidade Santo André, 15 de novembro de 2023 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do ProAr (Programa de Qualidade do Ar), realiza mais uma etapa de atividades nesta semana. Começaram as blitze de fiscalização de fumaça preta em veículos a diesel que integram a frota circulante do município. As ações, conduzidas pela Fiscalização Ambiental, ocorrem ao longo...