Papeleiras

O Semasa trabalha ativamente para que as papeleiras da cidade estejam sempre em ordem. Você pode não estar familiarizado com este termo, mas as papeleiras são as conhecidas lixeiras que encontramos nas ruas todos os dias. Elas são importantes ferramentas para o combate às enchentes e de garantia da limpeza pública, pois evitam que os resíduos descartados cheguem às galerias de águas pluviais e aos bueiros.

Em 2013, a autarquia iniciou a troca da cor das papeleiras de Santo André. O objetivo foi dar maior visibilidade ao equipamento e estimular o uso correto pela população.

Atualmente são cerca de 4.000 papeleiras instaladas em Santo André e a maior parte está localizada nos centros comerciais, centro da cidade e vias de grande fluxo de pedestres, além de praças, parques e na Vila de Paranapiacaba.


Cuidar para preservar

Em Santo André, cerca de 40% das lixeiras precisam ser trocadas anualmente por causa do vandalismo e furto, ou cerca de 800 unidades. O principal motivo para trocas é o vandalismo, porém as substituições também ocorrem por quebra, queima ou roubo. Há ainda as manutenções por pichações, colocação de chicletes ou propagandas, o que também não deixa de ser vandalismo.

Para evitar vandalismo, o Semasa divulga aos comerciantes e moradores os cuidados com uso do equipamento, por meio de folheto específico com as orientações.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo