Varrição e limpeza pública

A varrição manual em Santo André é realizada de forma integrada com a varrição mecanizada, implementada em junho de 2001, conforme as características das vias e logradouros. Atualmente, as vias da cidade recebem varrição pelo menos uma vez por semana. Por mês, são quase 8 mil km de vias limpas pelo Semasa.

DSC_9704

Nas regiões com maior movimento e fluxo de pedestres o serviço é realizado com mais frequência. É o caso dos centros comerciais de bairros, que recebem a varrição diariamente. No Centro da cidade, além de diária, a varrição também ocorre à noite e aos domingos.

Cerca de 280 funcionários terceirizados e próprios são responsáveis pelo serviço, que inclui ainda a raspagem e retirada de gramíneas do meio fio. As calçadas, porém, devem ser limpas pelos moradores, comerciantes ou empresários responsáveis pelo imóvel contíguo.

DSC_5051

Já os canteiros centrais e viadutos são varridos mecanicamente para diminuir os riscos operacionais dos garis, responsáveis pelas varrições das calçadas destas vias.

O objetivo da autarquia é garantir que as vias do município não acumulem resíduos, mantendo a cidade mais limpa e bonita e também colaborando para que as águas de chuva escoem normalmente, evitando assim o entupimento de bueiros e galerias de drenagem.

Apesar de ser terceirizado, todo trabalho é fiscalizado por agentes do Semasa. Reclamações e sugestões podem devem ser feita à Central de Atendimento ou nos demais canais de atendimento.

Confira aqui os dias e horários da varrição em Santo André.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo