Pneus

Para dar a destinação correta a cerca de 80 toneladas de pneus coletados por mês em Santo André, o Semasa mantém uma parceria com a Reciclanip, entidade ligada à ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).

A cooperação teve início em 2007 e a associação faz o recolhimento de todos os pneus inservíveis provenientes das Estações de Coleta, descarte irregular, limpeza pública, campanhas de combate à dengue e estabelecimentos geradores cadastrados, como borracharias, e os encaminha para a reciclagem. Esta cooperação já permitiu, desde 2007, destinar 3,5 mil toneladas de pneus, ou seja, 626 mil unidades de pneus utilizados em veículos de passeio.

foto_pneus

A Reciclanip envia os detritos a uma multinacional que utiliza o material como combustível para a secagem de cimento, no reparo de trincas de asfalto em rodovias e até mesmo para confecção de tapetes para automóveis.

A destinação adequada dos pneus é fundamental para o aumento da vida útil do Aterro Sanitário de Santo André. Além disso, o recolhimento destes resíduos promove a saúde pública, não permitindo o acúmulo de água e combatendo a proliferação do mosquito da dengue e também evita que estes materiais sejam levados para rios e córregos ou sejam queimados.

Descarte corretamente

Para descartar pequenas quantidades de pneus, os moradores podem se dirigir a qualquer uma das Estações de Coleta do Semasa.

Grandes geradores, como indústrias pneumáticas, borracheiros e revendedores, devem fazer um cadastro prévio junto à autarquia para realizar o descarte no ecoponto localizado dentro do Aterro Sanitário.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo