Pilhas e baterias

A destinação correta de pilhas e baterias é muito importante, pois estes produtos apresentam grande concentração de metais pesados, como cádmio, chumbo e mercúrio, que além de serem nocivos ao meio ambiente são extremamente perigosos à saúde humana. A contaminação por estes metais pode ocasionar doenças graves como mutações genéticas e até o câncer.

foto_pilhas

Portanto, pilhas e baterias não podem ser descartadas no lixo comum. É importante dizer que pilhas adquiridas no comércio ilegal são ainda mais perigosas. Não acumule estes materiais em casa.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, este material deve ser recebido para descarte pelo fabricante, dentro da chamada Logística Reversa.

Por este motivo, desde 1º de outubro de 2018 as estações de coleta do Semasa e os demais pontos de recebimento do município, administrados pela autarquia, deixaram de receber este tipo de resíduo.

Em Santo André, postos da Green Eletron, entidade que reúne fabricantes do produto, recebem pilhas e baterias gratuitamente. Confira no site www.greeneletron.org.br/ os endereços dos locais para descarte de pilhas e baterias.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo