Livro sobre os Catadores

A Prefeitura de Santo André e o Semasa lançaram, no dia 30 de agosto de 2022, uma obra inédita para retratar a vida e as condições de trabalho de catadores de resíduos recicláveis que atuam no município.

Trata-se do livro Um olhar integrado sobre catadores de materiais recicláveis de Santo André, fruto de uma pesquisa realizada com esses profissionais entre o fim de 2021 e o começo de 2022. O estudo ocorreu por meio do Sanear Santo André, um dos maiores programas de saneamento e infraestrutura do município, financiado em US$ 50 milhões pela CAF (Bando de Desenvolvimento da América Latina).

Santo André pôde levantar a renda, faixa etária, etnia, sexo, escolaridade, fluxo de comercialização de resíduos recicláveis, além de questões relacionadas à saúde, educação, moradia, acesso a programas sociais, dentre outros.

A pesquisa ocorreu em um momento em que houve aumento significativo de pessoas que passaram a recolher resíduos secos, devido ao agravamento da crise econômica e do desemprego na pandemia da Covid-19. Estima-se que haja mais de 1.800 catadores que recolhem materiais pelas ruas da cidade.

O estudo, portanto, é fundamental para compreender a realidade social, as condições de trabalho, dificuldades e necessidades dos trabalhadores, sendo um importante instrumento para desenvolver políticas públicas e buscar a inserção dos catadores no mercado formal de triagem e venda de recicláveis, por meio de cooperativas, associações ou da regularização do trabalho como Microempreendedor Individual.

Baixe o livro Um olhar integrado sobre catadores de materiais recicláveis de Santo André e confira também contexto histórico relacionado ao tema, informações sobre a gestão de resíduos sólidos do município e histórias de vida de cinco personagens. O relatório da pesquisa técnica também pode ser consultado aqui.

 

Clique na imagem e baixe o livro.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo