Linha de Transmissão Alto da Serra – Parque do Pedroso

O Parque Natural Municipal do Pedroso receberá, a partir do segundo semestre de 2022, a implantação da Linha de Transmissão (LT) 345 kV Alto da Serra – SE Sul. O serviço é necessário para evitar sobrecarga nas linhas de transmissão existentes. A LT terá início na torre T9 da LT 345 kV Baixada Santista – SE Sul, localizada no município de São Bernardo do Campo, e finalizará na Subestação (SE) Sul, existente e de propriedade da CTEEP, localizada no município de Santo André.

– Empreendedor: Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – ISA CTEEP

– Consultoria Ambiental: Dossel

– Licenciamento Ambiental: Cetesb

Os impactos ambientais atribuíveis à construção e posterior operação dessa LT foram avaliados e detalhados no EIA-RIMA, elaborado para obtenção da Licença Prévia. Uma vez identificados esses impactos potenciais, foram propostas medidas para prevenção e/ou mitigação dos mesmos, estruturadas em 8 Programas Socioambientais, a saber:

1. Plano de Gestão Ambiental da Obra
  • Programa de Adequação Ambiental de Procedimentos Construtivos
  • Programa de Gestão Ambiental da Construção
  • Programa de Gestão da Segurança do Trabalho
  • Treinamento Ambiental da Mão de obra
  • Programas de Cuidados Especiais com os Parques

1. Programa de Comunicação Social e Interação Social
  • Comunicação Social
  • Educação Ambiental

1. Programa de Estabelecimento da Faixa de Servidão Administrativa e de Indenizações
  • Realização do cadastro físico das propriedades
  • Valoração e indenização de propriedades e benfeitorias
  • Instituição de servidão em Unidades de Conservação

1. Programa de Prospecção, Resgate Arqueológico e Preservação do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural
  • Prospecção e resgate arqueológico
  • Educação patrimonial

1. Programa de Conservação de Flora e Fauna
  • Resgate de flora / resgate de germoplasma
  • Controle da supressão de vegetação
  • Afugentamento de fauna silvestre
  • Monitoramento de fauna

1. Programa de Plantio e Enriquecimento Compensatório
  • Identificação das áreas de plantios compensatórios
  • Elaboração e aprovação dos projetos de revegetação compensatórias
  • Supervisão dos plantios compensatórios e monitoramento de sua consolidação

1. Programa de Compensação Ambiental
  • Compensação ambiental nas Unidades de Conservação de Proteção Integral diretamente interceptadas pelo empreendedor
  • Proposição de áreas para aplicação dos recursos de compensação

1. Programa de Gestão Socioambiental da Operação
  • Acompanhamento do cumprimento de todas as exigências vinculadas à licença de operação.

O Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, na qualidade de órgão responsável pela administração do Parque Natural Municipal do Pedroso, está acompanhando todas as etapas do processo de implantação da linha e a aplicação dos programas socioambientais propostos.

Para consulta, constam abaixo documentos relativos à implantação da Linha e a ao Licenciamento Ambiental do empreendimento, incluindo a apresentação realizada pelo empreendedor para o Conselho Gestor do Parque do Pedroso e para o Comugesan.