Usina de papel

A Usina de Triagem e Reciclagem de Papel foi um projeto criado em 1998 com o objetivo de auxiliar na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social a tornarem-se mais conscientes. Atendeu adolescentes entre 14 e 17 anos, que estavam cursando o ensino regular e com renda familiar inferior a dois salários mínimos.

foto_usinadepapel2

Por meio da coleta seletiva, o Semasa encaminhava o material recolhido para a Usina. Podiam ser doados diversos tipos de papel, como o papelão, jornal, revistas, papel branco e até filtro de papel limpo (aqueles utilizados no preparo de café).

Os jovens desenvolviam atividades que vão desde a triagem do papel recebido até a confecção dos produtos vendidos, como porta-retratos, marca páginas, bloco de anotações etc. A venda dos produtos era revertida para compor a bolsa-auxílio que cada adolescente recebe.

O projeto Usina de Triagem e Reciclagem de Papel já ganhou vários prêmios. Em 2002 recebeu o Prêmio Mercocidades de Cultura e Cidadania. Em 2003 ganhou o Prêmio Desempenho Empresarial da revista Livre Mercado e em 2004, foi agraciado com os Prêmios Planeta Casa “Ações Sociais – Cuidado com o Meio Ambiente e Bem-Estar” da revista Casa Claudia e o Título “Parceiro Solidário” pela Craisa.

As visitas à Usina de Papel estão suspensas temporariamente.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo