Há 45 anos em Santo André

Por uma cidade mais sustentável, humana e solidária.

Cuidando do meio ambiente e da qualidade de vida de uma forma inovadora, o Semasa ajuda a construir uma cidade cada vez mais sustentável e mais próxima das pessoas. Essa história vem sendo escrita ao longo dos 45 anos da autarquia. O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André foi criado em 13 de novembro de 1969 como resultado da modernização do antigo Departamento de Água e Esgoto (DAE), órgão de administração direta da Prefeitura.

O objetivo era fortalecer e instrumentalizar a administração municipal, a partir de uma organização ágil e independente, para executar as melhorias que a cidade necessitava. O Semasa superou muitos desafios, principalmente os de recursos, e continuou existindo, passando a ampliar suas redes, atingindo índices de cobertura muito acima da média das cidades brasileiras.

Hoje, o Semasa segue um modelo pioneiro de saneamento ambiental integrado em benefício do cidadão e do meio ambiente. Por meio dos canais de comunicação que atendem os moradores e da participação direta da comunidade nas suas ações – principalmente pela mobilização e educação ambiental – o Semasa prioriza a gestão participativa, incentivando a reflexão sobre os temas relacionados às questões ambientais.

Modelo pioneiro de saneamento

O Semasa - Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André - segue um modelo pioneiro de saneamento ambiental onde a oferta de água, a coleta de esgoto, a drenagem urbana, a gestão dos resíduos sólidos, a gestão ambiental e a gestão de riscos ambientais são conduzidas de forma integrada em benefício do cidadão, da qualidade de vida e do meio ambiente. Desde 2008, todos os serviços prestados pelo Semasa têm o certificado NBR ISO 9001.


O trabalho do Semasa é oferecer soluções completas para cuidar do meio ambiente e do que é essencial para Santo André:

a qualidade de vida.

Certificação ISO 9001

O Semasa é certificado pela norma internacional ISO 9001, versão 2008. A autarquia utiliza a série de normas ISO como instrumento de gestão, visando melhorar continuamente a prestação de serviços.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) foi implantado em 1994 e, em dezembro de 1996, foi certificado na versão NBR 9002/94 para o sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto. Desde 1997, o Semasa foi incorporando outras atividades, sendo certificado também nos novos processos.

O Semasa foi recertificado pela sexta vez pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini em 2013 – ano em que o Sistema de Gestão da Qualidade da autarquia completou 15 anos.

Participação Comunitária

Em Santo André, o Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental (Comugesan) garante a participação social nas consultas e deliberações sobre os principais projetos que afetam o meio ambiente e o saneamento em âmbito municipal. O Comugesan está ligado à Diretoria de Gestão Ambiental do Semasa desde 1998, quando da edição da Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (7.733/1998).

Outro espaço de participação social é por meio dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), ligados à Diretoria de Defesa Civil, que é responsável pela formação e orientação dos moradores que vivem em áreas de risco.

Já os projetos de educação ambiental realizados pelo Semasa têm como objetivo aproximar e sensibilizar a comunidade para as questões ambientais, levando atividades e informações às escolas, sociedades amigos de bairro e parques, entre outros espaços.

Em Santo André, 94% da água consumida é comprada da Sabesp (Sistemas Rio Grande e Rio Claro) e 6% é produzida na cidade, captada pelo Semasa no manancial do Parque do Pedroso e enviada por meio de tubulação até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guarará, na Vila Vitória, para se tornar potável. A cidade tem um dos menores índices de perda do Brasil, graças ao monitoramento constante por meio de técnicas como o geofonamento.

Centro de Controle Operacional Integrado
(Cecoi)

Centro de Controle

Operacional Integrado

O Semasa conta com um Centro de Controle Operacional Integrado (Cecoi) que, entre outros serviços, abriga a Telemetria e o Telecomando, através dos quais é possível acompanhar online o sistema de abastecimento e distribuição de água na cidade, 24 horas por dia.

Numa sala equipada com um telão de 3,6 m x 2,4 m, visitantes e funcionários têm uma visão ampliada da Telemetria e também de obras em rede de água e de drenagem, monitoramento ambiental, grandes consumidores e ‘sentinelas’ (aparelhos que medem a pressão da água diretamente nos imóveis que mais sofrem com a intermitência no abastecimento).

Coleta de Esgoto

O Semasa mantém desde 2007 a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Parque Andreense. O esgoto produzido por cerca de 2,5 mil habitantes da região é tratado, evitando que os dejetos cheguem à represa Billings.

Duas estações elevatórias levam os esgotos à ETE, além da rede coletora e das ligações domiciliares. Já o esgoto gerado na área urbana de Santo André é encaminhado para a ETE ABC, da Sabesp, localizada em São Paulo, na divisa com São Caetano do Sul.

Parte do efluente tratado é transformado em água de reúso para utilizações diversas, como rega de jardins, desobstrução de esgoto e lavagem de ruas de feiras livres.

Universalização

dos Serviços

Reservatório metálico

O Semasa conquistará, até o final desta década, a Universalização dos Serviços de Saneamento Básico. O objetivo será garantido por um conjunto de investimentos em obras de expansão de rede e interligação de coletores tronco, além da futura Estação de Tratamento de Esgoto em Paranapiacaba.

Os desastres resultam de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema. Causam danos humanos, materiais ou ambientais, e consequentes prejuízos econômicos e sociais.

Para que essa percepção seja desenvolvida é preciso conhecer os territórios e suas vulnerabilidades, os tipos de exposição aos riscos existentes e meios de prevenir os desastres.

É por isso que a Defesa Civil de Santo André faz parte da estrutura do saneamento integrado realizado pelo Semasa, atuando na gestão de riscos ambientais, tanto na prevenção como no atendimento aos casos de emergência.

Ações preventivas

As ações preventivas realizadas em Santo André são fundamentais para evitar a ocorrência de desastres. Entre as ações, estão, por exemplo, vistorias em edificações, notificação e interdição de imóveis em áreas de risco e sobrevoos em áreas de risco para evitar ocupações de espaços sujeitos a deslizamentos.

Ações educativas

A Defesa Civil realiza o trabalho de formação e treinamento dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), levando orientação e treinamento aos membros da comunidade no que se refere a primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, ação nos casos de inundações, enchentes,

deslizamentos, incêndios e outros eventos. A Defesa Civil também realiza essas atividades junto a escolas e comunidades. Em Santo André, os Nupdces começaram a ser constituídos em 2001.

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Assistência humanitária

Outro trabalho da Defesa Civil é prestar Assistência Humanitária às comunidades afetadas por desastres no município. Este trabalho é realizado em parceria com o Departament o de Assistência Social da Prefeitura. A administração de desastres compreende a assistência humanitária com a provisão de

alimentos, água potável, produtos de limpeza e roupas, entre outras.

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Pluviômetros
Automáticos
Pluviômetros
Semiautomáticos
Pluviômetros
Automáticos

Monitoramento Climático

Uma das atribuições da Defesa Civil é acompanhar os eventos críticos da cidade. O monitoramento contínuo de córregos, piscinões e variações climáticas, por meio de câmeras e pluviômetros, possibilita a realização de ações preventivas e emergenciais, de forma mais ágil e focada.

Cinco estações metereológicas medem os índices pluviométricos, temperatura, umidade relativa do ar e velocidade dos ventos.

A Defesa Civil realiza monitoramento e envia SMS com alertas preventivos sobre eventos climáticos

Drenagem Urbana

O Semasa é responsável pela drenagem em Santo André desde 1997. O serviço visa reduzir os riscos e prejuízos ocasionados pelas enchentes. Além da execução de obras para melhorar o escoamento das águas pluviais, são realizadas manutenções preventivas de todo o sistema de macro e microdrenagem existente no município, por meio de um calendário anual de capinação, roçagem, limpeza manual e mecânica de córregos, rios, piscinões, bocas de lobo etc.

Limpeza mecânica de rios e piscinões: retirada de 13.500 toneladas de entulho por ano

Parque do Pedroso

A Gestão Ambiental do Semasa tem o desafio de criar soluções sustentáveis para o desenvolvimento da área urbana e a preservação do imenso patrimônio natural da cidade. A Gestão Ambiental envolve as atividades de fiscalização, licenciamento e educação ambiental.

Santo André possui 55% de seu território composto por áreas de manancial

Barco de fiscalização

Licenciamento Ambiental

O licenciamento é um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecidos pela Política Nacional do Meio Ambiente, a qual delega aos municípios o licenciamento de atividades d e impacto local. Em Santo André, o Licenciamento Ambiental Municipal foi iniciado em 2002, estando a cargo do Semasa e também da Prefeitura, por meio do Departamento de Meio Ambiente, na Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense.

Sobrevoo em manancial

Fiscalização Ambiental

A Fiscalização Ambiental tem como objetivo fiscalizar e monitorar, preventiva e corretivamente, as fontes de poluição e os empreendimentos que possam vir a causar impactos ou danos ao meio ambiente, em conformidade com a legislação vigente. Os agentes ambientais do Semasa realizam a fiscalização na área urbana e de manancial por solo, aérea com um helicóptero e de barco na represa Billings. O Semasa fiscaliza a emissão de ruídos (bares, templos religiosos etc), a emissão de odores, fumaça preta e material particulado no ar.

São fiscalizados o descarte de resíduos sólidos e o lançamento de óleo, produtos químicos ou outros poluentes em corpos hídricos

Educação Ambiental

Os projetos e atividades de Educação Ambiental realizados pelo Semasa são dirigidos para todos os segmentos da sociedade e para as diversas faixas etárias, tendo como principal objetivo sensibilizar o público por meio de informações e conhecimentos relativos às questões ambientais locais e globais. Entre as atividades educativas estão palestras, oficinas, workshops, cursos e projetos específicos, entre outros. Materiais informativos e de apoio à Educação Ambiental são utilizados para complementar as dinâmicas, entre eles cartilhas, vídeos, folders e jogos.

Ação de Educação Ambiental

Parque Natural Municipal do Pedroso

Também com o advento da lei 7.733/98, o Semasa passou a realizar a gestão do Parque Natural Municipal do Pedroso, uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e Área de Proteção e Recuperação de Mananciais da Bacia Hidrográfica Billings-Tamanduateí. Importante conexão com o Parque Estadual da Serra do Mar, o Pedroso é formado por um maciço vegetal contínuo de Mata Atlântica, com rica biodversidade que forma uma barreira entre a área urbana e o espelho d’água da Represa Billings, utilizado para abastecer parte de Santo André.

Represa Billings no Pedroso

A Unidade de Conservação do Pedroso é 6 vezes maior do que o Parque do Ibirapuera, em São Paulo

A Gestão de Resíduos Sólidos foi incorporada ao Semasa em 1999, quando foi criada uma diretoria específica para prestar serviços de coleta, varrição, tratamento e disposição final no Aterro Sanitário Municipal.
A Coleta de Resíduos Sólidos cuida da coleta domiciliar de resíduos secos e úmidos porta a porta e faz a gestão das Estações de Coleta (ecopontos) do município.
Já a varrição manual atinge 100% da cidade, sendo executada em ruas e avenidas de grande movimento também por varrição mecanizada.

Varrição e Limpeza Manual

Responsável pela varrição manual da cidade e varrição mecanizada, executada em ruas e avenidas de grande movimento.

Varrição Manual:

média de 8.000 km/mês

Varrição Mecanizada:

mais de 1.500 km/mês

Coleta de Resíduos Úmidos:

230.000 toneladas/ano

Coleta de Resíduos Secos:

14.000 toneladas/ano

Fonte: DRS/2014

Varrição no Centro

Coleta seletiva

A coleta seletiva foi criada em 1997, com os objetivos de aliviar o Aterro Sanitário Municipal, melhorar a qualidade de vida da população e gerar trabalho e renda às cooperativas com a venda dos materiais recicláveis. Desde 2000 a coleta seletiva acontece em toda a cidade, de porta em porta, e os resíduos recicláveis são separados e vendidos por duas Cooperativas de Reciclagem: a Coopcicla e a Coop Cidade Limpa.

Estações de Coleta

Além do porta a porta, o Semasa mantém 18 Estações de Coleta na cidade para receber resíduos secos. São ecopontos estrategicamente distribuídos para receber, além dos resíduos recicláveis, entulho, móveis velhos, restos de pequenas construções, pneus e podas de árvores, além de pilhas, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha e lixo eletrônico.

Central de Triagem de
Resíduos Recicláveis

A Central de Triagem de Resíduos Recicláveis foi criada em 2015 para que as duas cooperativas que realizam o trabalho de separação dos materiais ganhassem melhores condições de trabalho e para possibilitar o aumento da renda dos cooperados.
A estrutura conta com dois galpões, numa área de 1.055 m², equipados com esteiras elevadas, prensas, balanças eletrônicas, empilhadeiras e carrinhos de transporte.

Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem (Coopcicla): fundada em 1999. Surgiu a partir da Incubadora de Cooperativas de Santo André.

Coop Cidade Limpa: criada em 2001 a partir da atuação dos coletores comunitários nas áreas de assentamentos precários, onde o caminhão de resíduos não tinha acesso.

O Semasa concebeu, em 2003, o Centro de Referência em Saneamento Ambiental, que é aberto ao público e funciona na sede da autarquia. Ligado à Coordenadoria de Comunicação Social, o espaço incorporou as atividades da antiga biblioteca do Semasa e é aberto ao público interessado em conhecer mais sobre saneamento e meio ambiente.

Seu acervo, composto por cerca de 15 mil itens, atende atualmente às demandas dos usuários internos e externos. Além de livros, o acervo conta com trabalhos técnicos, monografias, teses, periódicos, catálogos técnicos, CDs, folhetos e hemeroteca. O Centro de Referência também coordena uma agenda de atividades baseadas nas principais comemorações do calendário ambiental.

Centro de Referência:
15.000 itens, entre livros, vídeos, experiências técnicas e produção acadêmica

Atendimento ao usuário

O Semasa mantém cinco postos de atendimento no município para receber o cidadão. O contato também é realizado pelo telefone 115 e 199 (este, somente para Defesa Civil), além do Fale Conosco, que pode ser acessado pelo site www.semasa.sp.gov.br. A Central de Atendimento 115 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e recebe os chamados para diversos serviços do Semasa, entre os quais se destacam vistorias de falta d’água, coleta ou varrição, solicitação de segunda via e fiscalização de ruídos.

Relações Comunitárias

O setor de Relações Comunitárias dialoga com as principais lideranças comunitárias, realiza pesquisas socioeconômicas e também atua na mobilização e educação ambiental nas comunidades. A área apoiou ações importantes da Prefeitura e do Semasa, como o Programa de Saneamento Integrado durante a urbanização de favelas, e a mobilização e formação de agentes comunitários para divulgação das obras do Plano Municipal de Drenagem.

Seja bem vindo ao canal de atendimento.
Para atendimentos de urgência / emergência, sugerimos entrar em contato com o atendimento telefônico 115 (atendimento 24 horas).

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