Palestras Realizadas

Neste espaço, o Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André disponibilizará os arquivos de palestras realizadas pelo CR e pelo Semasa. Confira!

• Ondalva Serrano é sócia-fundadora da Associação de Agricultura Orgânica e professora aposentada da Esalq/USP. A doutora em agronomia também tem pós-doutorado em agronomia pela Institut Agronomique Mediterraneen, do ‘Centre International de Hautes Études Agronomiques de Montpellier’, da França. Ondalva ministrou palestra em Santo André, promvida pelo Semasa, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Faça o download abaixo da apresentação.  Palestra com Ondalva Serrano – “A Educação para Construção da Consciência Humana” – 02/03/2015
  • Marta Marcondes é mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos. Atualmente ela é professora da USCS (Universidade de São Caetano do Sul) e do Centro Universitário Anhanguera. A pesquisadora coordena também o projeto “Índice de Poluentes Hídricos” e o programa “Educação e Saúde Integral em Comunidades”, ambos na USCS. É membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental do SubComitê de Bacia Hidrográficas Billings-Tamanduateí. Ela ministrou a apresentação ‘Qualidade da água da Represa Billings’ durante a palestra promovida pelo Semasa em 25/03/2015, em comemoração ao aniversário da represa e ao Dia Mundial da Água. Palestra com Marta Marcondes – “Qualidade das Águas da Represa Billings” – 25/03/2015.
  • Carlos Fernando de Brito é doutor em Ciência Química Analítica pelo IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares) da USP, Brito atua nas áreas de análise química instrumental, com ênfase em aplicação das técnicas cromatográficas e espectrometria de massas, na análise de elementos em diferentes tipos de matrizes, além de atuar também em química ambiental. Confira as teses de mestrado e doutorado do docente, que apresentou suas conclusões durante a palestra promovida pelo Semasa em 25/03/2015 em comemoração ao Dia Mundial da Água e aniversário de 90 anos da Represa Billings. Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado.
  • Thais Dantas é nutricionista do Instituto Alana. Ela ministrou palestra para as servidoras do Semasa em março de 2015, durante as comemoração do Dia Internacional da Mulher. Sua apresentação tratou sobre a obesidade infantil e a publicidade direcionada às crianças. A obesidade dirigida às crianças e seus impactos na obesidade infantil.
  • Débora Diogo é diretora do Departamento de Defesa Civil de Santo André, órgão ligado ao Semasa. Ela ministrou a palestra ‘Mudanças Climáticas’ em maio de 2015 no Centro de Referência de Saneamento Ambiental. Sua apresentação tratou sobre os desafios na gestão das cidades frente às mudanças climáticas atuais. O trabalho de monitoramento climático é uma das atribuições da Defesa Civil andreense.  Mudanças Climáticas – Adaptações na gestão das cidades.
  • Registros e transcrições do Encontro de Educação Ambiental do Grande ABC, que ocorreu de 11 a 13/8/2015. Veja aqui.
  • Oficinas de Boas Práticas Ambientais para comerciantes do setor automotivo. Leia mais. – Outubro e Dezembro de 2015. Veja a apresentação aqui.

Seminário “Desafios Ambientais Contemporâneos”

O Seminário foi realizado pelo Semasa, como parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente de Santo André. Os materiais de divulgação produzidos pela autarquia podem ser acessados aqui e aqui. Já as fotos do evento estão disponíveis no Flickr do Semasa. Além disso, a equipe organizadora do evento produziu um relatório síntese, que pode ser baixado neste link.

Confira abaixo as apresentações dos palestrantes do Seminário:

Comemorações do Dia da Água – Palestras no Centro de Referência

Comemorações do Dia da Água – Ciclo de Palestras 2017 no Centro de Referência

Comemorações do Dia da Água – Palestras de 2018 realizadas em parceria com o Consórcio Intermunicipal ABC

-> Materiais sobre o Plano de Segurança da Água: Guidelines for Drinking-water Quality (OMS); The Bonn Charter for Safe Drinking Water (IWA – International Water Association); Manual para el desarrollo de planes de seguridad del agua (OMS); Plano de Segurança da Água. Garantindo a qualidade, promovendo a saúde. Um olhar do SUS (Ministério da Saúde); Planos de segurança em sistemas públicos de abastecimento de água para consumo humano (Universidade do Minho/Portugal); Water Safety Plan Quality Assurance Tool (OMS/IWA)

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo